quinta-feira, 22 de maio de 2008

O BODE NA MAÇONARIA


Dentro da nossa organização, muitos desconhecem o nosso apelido de bode. A origem desta denominação data do ano de 1808. Porém, para saber do seu significado temos necessidade de voltarmos no tempo. Por volta do III ano d.C. vários Apóstolos saíram para o mundo a fim de divulgar o cristianismo. Alguns foram para o lado judaico da Palestina. E lá, curiosamente, notaram que era comum ver um judeu falando ao ouvido de um bode, animal muito comum naquela região. Procurando saber o porquê daquele monologo foi difícil obter resposta. Ninguém dava informação, com isso aumentava ainda mais a curiosidade dos representantes cristãos, em relação aquele fato. Até que Paulo, o Apóstolo, conversando com um Rabino de uma aldeia, foi informado que aquele ritual era usado para expiação dos erros. Fazia parte da cultura daquele povo, contar alguém da sua confiança, quando cometia, mesmo escondido, as suas faltas, ficaria mais aliviado junto a sua consciência, pois estaria dividindo o sentimento ou problema.´


Mas por que bode? Quis saber Paulo. É por­que o bode é seu confidente. Como o bode nado fala, o confesso fica ainda mais seguro de que seus segredos serão mantidos, respondeu-lhe o Rabino. A Igreja, trinta e seis anos mais tarde, introduziu, no seu ritual, o confessionário, juntamente com o voto de silêncio por parte do padre confessor - nesse ponto a história não conta se foi o Apóstolo que levou a idéia aos seus superiores da Igreja, o certo é que ela faz bem à humanidade, aliado ao voto de silêncio, 0 povo passou a contar as suas faltas.


Voltemos em 1808, na França de Bonaparte, que após o golpe dos 18 Brumários, se apresentava como novo líder político daquele país. A Igreja, sempre oportunista, uniu-se a ele e começou a perseguir todas as instituições que não governo ou a Igreja. Assim a Maçonaria que era um fator pensante, teve seus direitos suspensos e seus Templos fechados; proibida de se reunir. Porém, irmãos de fibra na clandestinidade, se reuniram, tentando modificar a situação do país. Neste período, vários Maçons foram presos pela Igreja e submetidos a terríveis inquisições. Porém, ela nunca encontrou um covarde ou delator entre os Maçons. Chegando a ponto de um dos inquisidores dizer a seguinte frase a seu superior: - “Senhor este pessoal (Maçons) parece BODE, por mais que eu flagele não consigo arrancar-lhes nenhuma palavra”. Assim, a partir desta frase, todos os Maçons tinham, para os inquisidores, esta denominação: “BODE” - aquele que não fala, sabe guardar segredo.


IR.'. JOSÉ CASTELLANI

56 comentários:

  1. parabens pela iniciativa da criação do blog da maçonaria, tornando a assim mais aberta aos curiosos.

    ResponderExcluir
  2. parabens pela brilhamte iniciativa de divulgação da moçonaria meu irmão, desejo grande sucesso a frente da venerancia

    ResponderExcluir
  3. ótimo o blog mui esclarecedor embora não sendo maçon admiro muito suas condutas. Tenho vários amigos desta conceituada e admirada como posso dizer organização.
    Mauro Roberto Toledo Rodrigues.
    Pedralva - MG.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. PRIMEIRAMENTE QUERO DIZER Q ESTA TOTALMENTE ERRADO...

    Naquela epoca aquele povo confessava ao bode u vez ao ano por que o Bode SIGUINIFICA DEMONIO e DEMONIO SE ALIMENTA DE PECADO!!!
    essa é a VERDADE...

    ________SE CONVERTÃO_______
    venha para a igreja saia dessa seita que é totalmente ao diabo!!!

    O SANGUE DE JESUS TEM PODER!

    FIQUEM COM DEUS...MEU DEUS NAUM O SEU...FIQUEM COM ELSHADAI, TODO PODEROSO, REI DOS REIS, JESUS E DEUS!

    ResponderExcluir
  6. A partir do momento que a humanidade descobrirem o significado das palavras “fraternidade e Direitos Constitucionais” entenderão o que é respeitar as diversidades de pensamentos, cessando com esta infame guerra santa. Já ouvi de religiosos que o espiritismo também é coisa demoníaca e pergunto: Aquele que arduamente trabalha em prol dos irmãos, trava luta incessante para aprimorar seu caráter e leva uma vida de bons exemplos para a sociedade seriam também demoníacos? Que o GADU os perdoem!

    ResponderExcluir
  7. Se os maçons fossem tão bonzinhos
    assim eles não seria secreto!!!
    e seus rituais tão obescuros!!!

    Se vc deseja conhece algo realmente sobrenatural que
    que ira edificar a sua vida

    Procure o evangélio de Cristo Jesus!!!

    Então vc tera algo construtivo em
    sua vida: depois de conhecer a verdadeira mensagem da biblia
    voce nunca mais sera o mesmo

    A palavra do senhor diz:
    " Conhecereis a verdade e a verdade
    vos liberta-ras"

    e sua libertação vem de Cristo Jesus que veio a terra
    pelos meus e seus pecados!

    Então não negue o Amor de Jesus
    pois ele não te nega !

    Ainda que vc esteja na escuridão
    de ceitas demôniacas onde é realizados rituais satanicos,

    Saiba que Jesus esta de braços
    abértos pra te perdoa e reescrever seu nóme no livro da vida!

    Então não perca mais tempo... repita comigo: Senhor Jesus me tire dessa lama! e me asseite como teu filho
    Pois eu te asseito como meu Deus e salvador!!!
    AMÉM...

    ResponderExcluir
  8. Depois de tudo que eu li sobre a maçonaria com todo o seu segredo oculto fico feliz e certo de uma coisa: a maçonaria já tem um lugar reservado no lago de fogo e enxofre que está preparado no dia do juizo final, como esta escrito na Bíblia!

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI DE NOS DAR MAIS ABERTURA PARA PODERMOS SANAR MINHAS DUVIDAS POIS SOU LEDO (FEMIMINA) E POUCA COISA SABEMOS POR SER MULHER E NÃO PERTENCER A FAMILIA MAÇONICA SOMENTE DE SOBRENOME.

    ResponderExcluir
  10. fico pensando, por que os ditos crentes, teimam em dizer mal da maçonaria e tirei a conclusão de que realmente são manipulados pelos pastores que mais falam em desgraças do que de humildade, de fraternida, de liberdade, de igualdade, praticamente todos querem dizer que foram isso ou aquilo mas sempre coisas ruis sera que tem algum crente que nasceu bom, que nunca matou, traficou, usou drogas, foi homossexual, todos eles praticamente se dizem de jesus, e que são tementes a Deus, falam mau da maçonaria, e sequer sabem que o principal requesito pra ser maçon é justamente acreditar em DEUS o grande arquiteto do universo., aquele que criou tudo que percebemos, tudo literamente!

    ResponderExcluir
  11. Rsrsrsrs.. Tem que rir desse povo!
    Grande Arquiteto Do Mundo (GADU).

    Nada mais é do que uma forma dos maçons engarem as pessoas, principalmente cristão imaturos que nao conhecem a palavra de Deus!

    Eles fingem que estão adorando a Deus atrvés desse GADU, mas na verdade estão adorando ao demônio.

    Eles acham que vão reestabelecer a nova ordem mundial, por isso usam sinais secretos, códigos e outros para se reconherem uns aos outros em suas obras.

    Não se deixem enganar por esses pagãos!

    Amigo dono do site, você se esquece que um dia você vai morrer e o demônio não ressucita ninguém e vc vai descer sem escala meu amigo.

    Pare com essa besteira de nova ordem, se salve enquanto é tempo!


    Ave Maria Santíssima, esgamais as heresias e os demônios..

    São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, precipai o inferno a satanás...

    ResponderExcluir
  12. Mas afinal de contas, porque essas pessoas que são tão contrárias a maçonaria estão olhando um site maçônico?Seria bem melhor se voltassemos a trocar "nossas" informações apenas com irmãos.Por favor não alimentem esses fanáticos, que não entendem sequer o que estão lendo.

    ResponderExcluir
  13. Um site evangélico deve ser uma chatisse... por isso ficam procurando outras coisas, sem falar no vício da malediscência,rs!

    ResponderExcluir
  14. Olá à todos.

    Bom, para a pegunta de porque será que eles vem aqui meter no pau na maçonaria?

    A resposta é simples medo do desconhecido! ignorância com uma pitada de falta do que fazer!

    Tudo que é desconhecido causa esse medo nas pessoas , e ai pessoas automaticamente como defesa, estreitam sua visão e atacam, infelizmente eles houvem alguém falar nao estudam nada a fundo e julgam assim pois "ouviram falar que", falam falam tanto que lem a biblia ai chegam aqui e ficam apontando o dedo na cara de um porque é maçon na cara de outro por que é espirita, entnao vamos fazer seguinte vamos seguir a jesus: não julguei para não ser julgado, Quer dizer que Deus muda de forma se chamar Grande Arquiteto, ou Jeova, ou brahma, quer dizer que se outra pessoa nao acredita no mesmo que você o ensinamento da biblia é: Atacai-vos pois eles são pecadores??? tomam o deus como se fossem algo que possuisem o direito e royalts "fiquem com deus, meu deus não o seu" cita um outro, então lhes digo vão estudar realmente o que diz a bilblia, leiam e releiam varias vezes ate entender e término com uma frase de alguém a quem vocês teriam que "escutar mais"antes de atcar ou sair falando e escrevendo o que vem na cabeça achando que esta assim pregando alguma palavra: Perdoa-os pois eles não sabem o que fazem!!

    Um abraço Fraternal

    Washington MS

    ResponderExcluir
  15. como pde haver tanta ignorancia a respeito da maçonaria,filhos de deus estudem o asunto antes de tomar a descisao, de achar a maçonaria demoniaca ou coisa e tal,

    ResponderExcluir
  16. Ola a todos....

    Sabe o que mais em comove quando eu procuro conhecimentos para dicernir o bom do mal, ou ate mesmo como estamos cansados de ler na biblia... buscar conhecimentos para, e não julgais para não ser julgados, pois sempre é mais facil ver o cisco no olho do teu irmão, e não ver a trave a frente do teu proprio olho.. sabe EVANGELICOS, or muitas vezes.. tende a buscar a salvação.. mas no entanto não sabe onde busca la... pois mais que criticar é buscar ALMAS PERDIDAS, onde quer que elas estejam, mostrar os caminhos prosperos da biblia muitas das vezesseria o ideal, mas a manipulação constatnte dos menos favorecido do conhecimento torna se cada vez mais constante... sabe mais que se preocupar com pesssoas é se preocupar conosco mesmo, pois a salvação é individual e vem procedida de bons exemplos, bem que GADU, ALA ou Jesus Cristo abenções, pois nada mais faz pela humanidade do que dar forças para sobreviver o dia-a-dia, as decisões cabem a nos mesmo, pois partem destas decições principios da boa conduta ou proferir pedacaos achandos que sua conduta é certa..

    abraços para todos

    Eduardo Schmidt
    eduardo@inter-via.com

    ResponderExcluir
  17. tioo
    parabens pela iniciativa
    como dissem : voce nao precisa mostrar a todos o que fazemos , o que que fazemos eh melhorar o mundo
    abraco
    fique com Deus
    sou um sobrinho demolay

    ResponderExcluir
  18. apoiador do projeto Vênus13 de maio de 2009 às 12:27

    Galera, se querem uma dica. não sigam uma religião! Tirem suas próprias conclusões estudando todas elas!!
    No lugar de acreditarem fielmente em na palavra de uma só acreditem no que vocês estudaram e tem cérebro para processar... Assim, como muitos idolatram o Deus sol do atintigo egito sem saber disso, muitos outros idolatram Deuses que tem sua ligação com outras religiões,todavia com nomes diferentes.

    Pesquisem e vejam tudo com olhar cético, e não porque alguém em um altar falou que aquilo ou isso é o certo e pronto.

    PROJETO VENUS! Este sim é um caminho que TODAS as religiões deveriam querer em comum para seus seguidores.(para quem não conhece dá uma olhada na internet obs:não tem nada haver com ciclo menstrual, rsrsrsr).
    Estudem cavalheiros...estudem a sua e as religiões que existem no mundo. E verão que não é abobrinha o que digo.

    Hahahahaha agora os que usam antolhos vão me chamar de "pagão", "herege", "Blasfemador" e tudo que tem direito...
    Cinceramente, vocês acham que Deus (indiferente da religião)está sentado em um trono de ouro dizendo que se não fizerem aquilo que ele MANDA as pessoas vão arder no "inferno"? Isso é um ditador e não um ser onipotente que quer amor entre os seres.

    "Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais" frase de Bob Marley

    ResponderExcluir
  19. gostei muito, parabens pelo blog, quero saber mais, muito obrigado, boa noite.

    ResponderExcluir
  20. boa noite
    nao sou maçonico mas ja procurei estudar as suas teorias de felicidade,ja fui catolico,ja busquei o espiritismo,ja busquei os evangelicos,e sabe meu irmao em cristo,vejo que todos procuramn uma verdade particular,nao estou dizendo que seja seu caso ou de fulano,nao estou aqui para condenar ninguem,acho que deveriamos nos unir todos ,pois todos somos filhos de DEUS,e fazer nossa parte na sociedade,como ajudar o proximo,nos tratarmos com respeito e amor,o amor é um dom de deus,se as pessoas buscassem mais esse dom nao haveria tanta guerra,pois ha muitos cristao com a biblia nao mao e o odio no peito,se fazem guerra pela paz,apunhalam so por tras,a ganancia que gera odio e conflitos e a ciencia a serviço do mal e da destruicao.
    um grande abraco cristao

    ResponderExcluir
  21. Caro ir.:, o senhor está de parabéns pela inicitiva. Tenho certeza que o seu blog esclarecerá inúmeras questões que a sociedade possui a respeito da Loja. Sinceramente, o melhor de tudo é saber que as pessoas não encaram os maçons como filho do demônio ou achar que a loja possui algum pacto com o mal. Isso nos deixa satisfeito, não apenas o reconhecimento da sociedade como também a satisfação de sermos filhos de Deus. Peço-lhe desculpas em chamar-lhe de irmão, já que sou apenas um sobrinho com enorme desejo de ingressar-me na fraternidade.
    Abraços fraternais de um sobrinho querido.
    Eduardo Matoso de Carvalho
    eduardo_2770@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Sou cristão,protestante,gostaria de ter maiores conhecimentos sobre a maçonaria,mas infelizmente não consigo achar fontes confiáveis sem aderir à instituição.É como comprar algo sem saber o que é de verdade.Gostaria então de pedir que se possível me indicassem fontes confiáveis pra conhecer melhor seus rituais e fundamentos.Os princípios são muito difundidos,mas os rituais e fundamentos não.Sei que há pastores persbiterianos maçons inclusive, por isso a curiosidade.E irmãos,não devemos julgar ninguém, isso é algo que só cabe a Deus.Onde está a leitura da Palavra?Não somos nós quem dizemos o que vai ou não ser salvo, é somente Deus.Não defendo nem critico a maçonaria,só estranho o fato de tamanho segredo,mas não posso dizer que estão errados sem conhecer e mesmo conhecendo não tenho o poder de julgar isso,apenas posso não seguir.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Todos os iniciantes na maçonaria dizem o mesmo. Mas a verdade é que os integrandes de "grau" mais elevado, esses sim praticam a verdadeira maçonaria que cultua o demônio.

    Continue assim, acreditando em tudo e um dia vão pedir pra você cuspir na biblia e negar a cristo. Se você fizer avança um grau, se não fizer te enrolam e falam que fez o certo.

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite,
    Parabens pela iniciativa.
    Reafirmo o que foi comentado anteriormente: Se é correto e justo,Por que tanto segredo?
    Exitem divisoes na maçonaria?

    ResponderExcluir
  25. olha ah maçonaria cutua o mal ela é uma ceita.Eu era pra ser um maçom mais DEUS me livrou-me desse mal eu espero que um desses maçons venha falar comigo pois quero ver ce ele ceria capaz de ver onde ate vai meu conhecimento sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  26. Um homem só cumprirá seu objetivo maior através da multi-experiência horizontal,uma vez que a roda dos astros conspira ao progresso da matéria infinatamente em expansão.O progresso é cíclico,e uma vez coberto todos os objetivos cardeais,o homem automaticamente por experiencia pagã auto se conduzirá ao centro,cumprindo sua meta última vertical.esta é o que podemos apenas refletir como caixa de pandora.´pós a meta,um outro circulo se resumira a novas dimensões.o objetivo maior visa eternamente a semelhança com deus.alcançando nas rodas do tempo natureza cada vez mais sutil.e maior poder de alcance de acordo a natureza sutil de cada um,que se encerra por livre arbitrio,seja judeu,islã,maçom ou católico,a politica ignorante da igreja romana,a politica egoista judaica,a politica terrorista islamica,ou cargos de poder maçonicos,todos estes,com efeito,encerrarao um dia todos os pontos cardeais no proprio nucleo da criaçao.O problema do mundo chama-se economia,se abrir uma brexa,a cobra fuma do outro lado.Ou a ignorancia romana governa em troca de ouro,ou o terrorismo destroi o planeta com gas mostarda,ou os judeus aumentam juros ao oprimido,ou a maçonaria de certo ponto de vista oferece uma filosofia de melhor qualidade ao mundo.Se analisarmos esta situaçao do ponto de vista micro-torna-se microorganico,apenas fragmentos que nao significam absolutamente nada por julgar-se.Mas de um prisma macro,o problema eu acho que provem de raizes economicas.Eu me chamo Felipe Guimaraes Neves e acredito que a melhor opçao será sempre os centavos.,a lama.,o oprimido.,o aleijado.,o fedor.,o banguelo.,para efeito de iluminação,somente dali nascerá uma verdadeira e sólida margarida.O resto sao dogmas.

    ResponderExcluir
  27. Minha familia faz parte d maçonaria de Guaçui -ES meu pai era maçon (falecido) minha mae faz parte do grupo das mulheres e eu faço parte da APJ apenas para os jovens de 7 a 21 anos

    aqui em guaçui falam que dentro do templo tem um bode de olhos vermelhos ...qu nunca vi nem acredito...

    minha loja é "liberdade e luz" de Guaçui-ES

    beijãoOoOoOoOoO*

    ResponderExcluir
  28. Gostei do que o colega falou, sobre o julgamento dos cristãos. Eu sou cristão. Nosso lado humano tende a julgar a apontar o dedo, querer convencer a força, por imposição e é isso que vocês estão fazendo.

    Cade o respeito ao próximo? Só por que ele é de outra religião ou pensa diferente de você, ele não vai pro céu? Parem com isso por favor.

    Meu padrasto é Maçom, como todos sabemos quanto mais burburinho melhor para a maçonaria, pois as pessoas ficam confabulando e cria-se todo esse mistério por de traz disso.

    Conheço pastores evangélicos , padres, judeus, mulcumanos, etc, que participam. Será que eles estão certos? Será que estão negando Jesus, Deus, Alah?

    ResponderExcluir
  29. Bem nao sou maçon mais creio que todos devem se respeitar, Deus nos deu o livre arbitrio para fazermos o que bem entendermos da nossa vida.

    Não sou contra ninquem mais acho muito fanatismo dos evangelicos com relação a maçonaria.

    Quem são vocês para julgar alquém, ninquem tem direito de julgar ninquem. Só quem pode fazer isso e Deus.

    E outra so Deus sabe quem vai ser salvo.

    Eu sou catolico e nem por isso fico criando chacota de algo que nao conheço.

    Estudem um pouco de historia, para depois abrirem a boca.

    E dai se e uma sociedade secreta ou algo parecido, ninquem tem obrigacao de abri as portas e mostrar para todos.

    Agora pensem, vocês falam tudo o que fazem de sua vida. lembrem-se de uma coisa todos temos segredos.

    O correto e cada um ficar na sua, e nao se incomodar com a vida alheia.

    Se a pessoa procurar ajuda beleza, mais se nao deixa cada um viver a sua vida da maneira que achar melhor.

    So Deus sabe o que vai acontecer com todos.

    Bem se alquem nao gostou nao estou nem ai.

    Isso aqui e um pais livre.

    Entao vao procurar o que fazer.

    ResponderExcluir
  30. Não sou um Maçom, sou um Cristão Yogue, e digo: Não aposte em religião.
    Através da religião eu vi os mais variados fanatismo serem chamados de a vontade de Deus.
    A Santidade está na ação justa.
    O que Deus deseja está na sua mente e no seu coração.
    Seria pra mim um honra pertencer à
    Maçonaria.
    cavaleiropx4hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá, cordiais saudações à todos.
    Meu nome é Fernando, nem sei se devo expressar minha opinião, afinal, não estou nem de um lado nem de outro.
    Apenas penso que expressar meu modo de perceber as coisas poderia ajudar um pouco a parar com esse mal entendido.
    Quero deixar bem claro, não estou defendendo nem apoiando nenhum dos lados.
    Bem, primeiramente, existe uma coisa que pode ser considerado impossível não ser verdade: "...energias existem, e tudo que conhecemos é feito delas..."
    Isso não é mística, nem mágica, nem nada sobrenatural, é apenas uma realidade desconhecida desse ponto de vista.

    DEUS, que foi denominado assim desde os nossos primórdios ancestrais como criador, "é a energia maior", que controla tudo, que está em tudo, que rege tudo!!!

    Tudo o que vemos, ouvimos, sentimos, etc, são energias vibrando em diversas freqüências diferentes, sendo que só uma parte dela é possível se perceber, formando assim nossa dimensão.

    E pra interesse de muitos, e conhecimento de poucos, formas combinadas como: números, sinais, objetos, e assim por diante, causam variações ou vibrações diferenciadas nas freqüências de nossas energias.
    Por exemplo o esquadro, usado no símbolo maçom, mostra pra nós um ângulo de 90º(noventa graus) exatos, o ponto de equilíbrio para os dois lados, a exatidão, uma ferramenta perfeita para criar um Universo cheio de suas complexidades, esquadro lembra arquiteto, ou Grande arquiteto do universo.

    O ser humano tem por instinto considerar tudo que é desconhecido pra ele como sobrenatural. Para se compreender melhor, pegamos por exemplo o ar, ou oxigênio, não podemos vê-lo, mas sabemos que ele existe, afinal nós o respiramos.
    Mesma coisa são as energias, elas fazem tudo funcionar, mas não podemos vê-las, é como se fosse um mundo invisível gerando um mundo visível.
    Bom depois de tudo isso que falei sobre as energias, dá para se tirar uma base de como é difícil tentar entender uma ideologia que une a religião com a ciência, uma coisa inaceitável pela maioria, devido aos boatos já existentes e idéias formalizadas, sendo assim incompatíveis, gerando atritos entre si, (como os vários comentários aí pra cima)esquecendo que o assunto inicial era um kara querendo explicar que um dos símbolos de sua sociedade (o bode) não tem nada a ver com o que a maioria da população(sociedade manipulada e com mente bloqueada) fala e pensa à respeito do mesmo.

    Agradeço a todos que chegaram até estas palavras pela atenção.
    Agradecimentos também ao criador e condutor do site.

    ResponderExcluir
  32. Olá, cordiais saudações à todos.
    Meu nome é Fernando, nem sei se devo expressar minha opinião, afinal, não estou nem de um lado nem de outro.
    Apenas penso que expressar meu modo de perceber as coisas poderia ajudar um pouco a parar com esse mal entendido.
    Quero deixar bem claro, não estou defendendo nem apoiando nenhum dos lados.
    Bem, primeiramente, existe uma coisa que pode ser considerado impossível não ser verdade: "...energias existem, e tudo que conhecemos é feito delas..."
    Isso não é mística, nem mágica, nem nada sobrenatural, é apenas uma realidade desconhecida desse ponto de vista.

    DEUS, que foi denominado assim desde os nossos primórdios ancestrais como criador, "é a energia maior", que controla tudo, que está em tudo, que rege tudo!!!

    Tudo o que vemos, ouvimos, sentimos, etc, são energias vibrando em diversas freqüências diferentes, sendo que só uma parte dela é possível se perceber, formando assim nossa dimensão.

    E pra interesse de muitos, e conhecimento de poucos, formas combinadas como: números, sinais, objetos, e assim por diante, causam variações ou vibrações diferenciadas nas freqüências de nossas energias.
    Por exemplo o esquadro, usado no símbolo maçom, mostra pra nós um ângulo de 90º(noventa graus) exatos, o ponto de equilíbrio para os dois lados, a exatidão, uma ferramenta perfeita para criar um Universo cheio de suas complexidades, esquadro lembra arquiteto, ou Grande arquiteto do universo.

    O ser humano tem por instinto considerar tudo que é desconhecido pra ele como sobrenatural. Para se compreender melhor, pegamos por exemplo o ar, ou oxigênio, não podemos vê-lo, mas sabemos que ele existe, afinal nós o respiramos.
    Mesma coisa são as energias, elas fazem tudo funcionar, mas não podemos vê-las, é como se fosse um mundo invisível gerando um mundo visível.
    Bom depois de tudo isso que falei sobre as energias, dá para se tirar uma base de como é difícil tentar entender uma ideologia que une a religião com a ciência, uma coisa inaceitável pela maioria, devido aos boatos já existentes e idéias formalizadas, sendo assim incompatíveis, gerando atritos entre si, (como os vários comentários aí pra cima)esquecendo que o assunto inicial era um kara querendo explicar que um dos símbolos de sua sociedade (o bode) não tem nada a ver com o que a maioria da população(sociedade manipulada e com mente bloqueada) fala e pensa à respeito do mesmo.

    Agradeço a todos que chegaram até estas palavras pela atenção.
    Agradecimentos também ao criador e condutor do site.

    ResponderExcluir
  33. Olá, cordiais saudações à todos.
    Meu nome é Fernando, nem sei se devo expressar minha opinião, afinal, não estou nem de um lado nem de outro.
    Apenas penso que expressar meu modo de perceber as coisas poderia ajudar um pouco a parar com esse mal entendido.
    Quero deixar bem claro, não estou defendendo nem apoiando nenhum dos lados.
    Bem, primeiramente, existe uma coisa que pode ser considerado impossível não ser verdade: "...energias existem, e tudo que conhecemos é feito delas..."
    Isso não é mística, nem mágica, nem nada sobrenatural, é apenas uma realidade desconhecida desse ponto de vista.

    DEUS, que foi denominado assim desde os nossos primórdios ancestrais como criador, "é a energia maior", que controla tudo, que está em tudo, que rege tudo!!!

    Tudo o que vemos, ouvimos, sentimos, etc, são energias vibrando em diversas freqüências diferentes, sendo que só uma parte dela é possível se perceber, formando assim nossa dimensão.

    E pra interesse de muitos, e conhecimento de poucos, formas combinadas como: números, sinais, objetos, e assim por diante, causam variações ou vibrações diferenciadas nas freqüências de nossas energias.
    Por exemplo o esquadro, usado no símbolo maçom, mostra pra nós um ângulo de 90º(noventa graus) exatos, o ponto de equilíbrio para os dois lados, a exatidão, uma ferramenta perfeita para criar um Universo cheio de suas complexidades, esquadro lembra arquiteto, ou Grande arquiteto do universo.

    O ser humano tem por instinto considerar tudo que é desconhecido pra ele como sobrenatural. Para se compreender melhor, pegamos por exemplo o ar, ou oxigênio, não podemos vê-lo, mas sabemos que ele existe, afinal nós o respiramos.
    Mesma coisa são as energias, elas fazem tudo funcionar, mas não podemos vê-las, é como se fosse um mundo invisível gerando um mundo visível.
    Bom depois de tudo isso que falei sobre as energias, dá para se tirar uma base de como é difícil tentar entender uma ideologia que une a religião com a ciência, uma coisa inaceitável pela maioria, devido aos boatos já existentes e idéias formalizadas, sendo assim incompatíveis, gerando atritos entre si, (como os vários comentários aí pra cima)esquecendo que o assunto inicial era um kara querendo explicar que um dos símbolos de sua sociedade (o bode) não tem nada a ver com o que a maioria da população(sociedade manipulada e com mente bloqueada) fala e pensa à respeito do mesmo.

    Agradeço a todos que chegaram até estas palavras pela atenção.
    Agradecimentos também ao criador e condutor do site.

    ResponderExcluir
  34. Olá, cordiais saudações à todos.
    Meu nome é Fernando, nem sei se devo expressar minha opinião, afinal, não estou nem de um lado nem de outro.
    Apenas penso que expressar meu modo de perceber as coisas poderia ajudar um pouco a parar com esse mal entendido.
    Quero deixar bem claro, não estou defendendo nem apoiando nenhum dos lados.
    Bem, primeiramente, existe uma coisa que pode ser considerado impossível não ser verdade: "...energias existem, e tudo que conhecemos é feito delas..."
    Isso não é mística, nem mágica, nem nada sobrenatural, é apenas uma realidade desconhecida desse ponto de vista.

    DEUS, que foi denominado assim desde os nossos primórdios ancestrais como criador, "é a energia maior", que controla tudo, que está em tudo, que rege tudo!!!

    Tudo o que vemos, ouvimos, sentimos, etc, são energias vibrando em diversas freqüências diferentes, sendo que só uma parte dela é possível se perceber, formando assim nossa dimensão.

    E pra interesse de muitos, e conhecimento de poucos, formas combinadas como: números, sinais, objetos, e assim por diante, causam variações ou vibrações diferenciadas nas freqüências de nossas energias.
    Por exemplo o esquadro, usado no símbolo maçom, mostra pra nós um ângulo de 90º(noventa graus) exatos, o ponto de equilíbrio para os dois lados, a exatidão, uma ferramenta perfeita para criar um Universo cheio de suas complexidades, esquadro lembra arquiteto, ou Grande arquiteto do universo.

    O ser humano tem por instinto considerar tudo que é desconhecido pra ele como sobrenatural. Para se compreender melhor, pegamos por exemplo o ar, ou oxigênio, não podemos vê-lo, mas sabemos que ele existe, afinal nós o respiramos.
    Mesma coisa são as energias, elas fazem tudo funcionar, mas não podemos vê-las, é como se fosse um mundo invisível gerando um mundo visível.
    Bom depois de tudo isso que falei sobre as energias, dá para se tirar uma base de como é difícil tentar entender uma ideologia que une a religião com a ciência, uma coisa inaceitável pela maioria, devido aos boatos já existentes e idéias formalizadas, sendo assim incompatíveis, gerando atritos entre si, (como os vários comentários aí pra cima)esquecendo que o assunto inicial era um kara querendo explicar que um dos símbolos de sua sociedade (o bode) não tem nada a ver com o que a maioria da população(sociedade manipulada e com mente bloqueada) fala e pensa à respeito do mesmo.

    Agradeço a todos que chegaram até estas palavras pela atenção.
    Agradecimentos também ao criador e condutor do site.
    Meu email: fernandomferreira2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Quero Parabeniza-lo pela brilhante iniciativa de divulgação da maçonaria meu irmão , Sou de uma Família que a 4 gerações foi integrada na Franco-maçonaria , e vem trazendo e cultivando todos os seus ritos e costumes , meu Pai hoje encontrasse o Grau 14 " PERFEITO E SUBLIME MAÇOM " .
    Quero apenas deixar poucas palavras para nosso amigos que difamam a Franco-maçonaria Caros amigos a Maçonaria é um fácil algo de Criticas e Difamação pelo fato de não reagirmos aos insultos , pelo fato de não perdemos nosso precioso tempo debatendo com pessoas como você , saibam que todos os mações andam muito ocupado Ajudam pobres e Necessitados .
    Quero parabeniza-lo novamente pelo Blog , Um forte Abraço Tio

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de dizer que gostei do tema que me intrigava bastante, em segundo plano vale a pena lembrar a muitos que se dizem evangélicos e denigrem a imagem dos MAÇONS que existe muitos "pastores" "padres""espiritas".. na verdade existe maçons de todas as "religiosidades" apenas faça o bem, seja honesto, ajude seu próximo, evite os conflitos, creio que seria mais facil viver assim, TÁ pode me chamar de utópico, mas garanto que vc tambem achou uma boa idéia..
    grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  37. MEU QUERIDO IRMÃO AINDA HÁ TEMPO!!! REJEITE ESSA VIDA DE MENTIRAS E ESSE BODE, CONHEÇA E ACEITE O CORDEIRO SANTO QUE DEU SUA VIDA COMO SACRÍFICO NA CRUZ PELA MINHA E SUA VIDA... CRISTO JESUS, O REDENTOR E O FILHO DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, DEUS TODO PODEROSO, O GRANDE EU SOU, NOSSO CRIADOR!!!

    ResponderExcluir
  38. Olá, qridos irmãos, vos chamo assim pois somos filhos da mesma fonte de luz,Deus.
    o meu ponto de vista é que seremos julgados por nossas obras, nem sempre pela Fé, eu creio que muitos maçons serão salvos e muitos cristaos condenados, pois tratam sem preconceitos outras pessoas, alem de praticar boas obras.Mas tbm creio q existe muita coisa errada em todas as religioes, se existe uma religião que não tem falha o nome dela é Santissima Trindade.
    Não existe placas de religioes,pra mim essa certa separação entre crenças é uma estrategia q o inimigo usa pra manter de certa forma a guerra santa.Meus amados irmãos eu venho vos dizer q creiam somente no ser superior q é o Pai, Filho e Espirito Santo, arquiteto do universo, não se deixem levar por meras placas,pois o proprio criador nos disse: Que Maldito o Homem que confia no Homem, devemos acreditar somente Nele.

    Obs: Esse texto não é uma critica, nem qualque forma de preconceito com qualquer tipo de religiao,é somente meu ponto de vista.

    Fiquem com Deus, busquem com mta Fé.se quiserem encontrar com o Pai,ele está no silencio de sua mente!

    ResponderExcluir
  39. Fico feliz em ver os textos de um grande amigo que nos deixou em 21.11.2004, JOSÉ CASTELLANI, um homem culto e temeroso a Deus, onde suas obras são vistas e respeitada no mundo todo.
    Caro irão faça moderação dos comentários, já basta nossa história de perseguições da inquisição que tanto nos fez mal só pelo fato de crermos em um Deus no qual não precisamos compactuar com indulgências,pedofilia e falso moralismo de um povo doente pelo poder que até hoje reina nos bolsões de misérias do mundo

    ResponderExcluir
  40. Bem ñ conheço muito mas adimiro... sou amigo de varios da ordem dos demoley e ordem das acacias... adoro essafilosofia de vida, pois da qual confundem como uma RELIGIÃO.Mas possuo um bodinho da maçonaria do qual adimiro muito,pois como dizem:"ELE ME APRESENTA ESTATÚS,RESPEITO E SABEDORIA.

    ResponderExcluir
  41. Jesus disse em Mateus 10:26 "Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido.". Espero que aqueles que estão tendo oportunidade de ler este relato possam, à luz da Palavra de Deus, refletir e tirar as conclusões devidas de cada ponto nele apresentado.

    ResponderExcluir
  42. marcos rodrigues,Jesus Disse,eu sou o caminho e a verdade e a vida,ninguem vem ao Pai se não for por mim...medita nesta passagem por favor...QUE JESUS CRISTO TENHA MISERICORDIA DE SUA ALMA...

    JOSE MARIA P.

    ResponderExcluir
  43. Filho do Demonio anticristo maldito sejas ficar mentindo pra pessoas Voce poDE ENGANA LAS MAS A DEUS VOCE NÃO ENGANA

    ResponderExcluir
  44. Oi parabéns por esta brilhante iniciativa em divulgar o lado correto da Maçonaria, sou esposa de Maçom e minha filha iniciou na Arco Íris recentemente, vejo na falta de conhecimento e na curiosidade dos que se dizem lideres de uma determinada religião, o motivo de tantas críticas, mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  45. gostaria de saber muito mais sobre este assunto e outros.

    ResponderExcluir
  46. As pessoas são livres para fazerem suas escolhas.
    Se mesmo sem conhecer a Maçonaria julgas contra aquilo que acredita ser correto...o que fazes aqui?
    Não percas teu tempo criticando aquilo que ignoras!
    Um abraço para o idealizador deste projeto.
    "Nada é superior a verdade"

    ResponderExcluir
  47. cara eu ñ sei dizem que pra se tornar maçom tem que ingetar 10ml do sangue do bode por que isso.

    ResponderExcluir
  48. Esses fanáticos falam cada besteira.

    Não tem que injetar nada para ser da maçonaria, voce tem que ser convidado.

    ResponderExcluir
  49. Maçonaria e so um outro jeito de se referir a SATANISMO,acham que Lucifer e benigno,quando ele e a destruiçao e o mal,o mundo nao precisa de mais seguidores desse DERROTADO,a humanidade nao pode virar as costas para JESUS o verdadeiro deus e passar a adorar e trabalhar em nome de satanas,nao sou a favor da religiao e sim de JESUS o unico e altissimo REI,o unico que pode salvar e trazer a paz,A UNICA E VERDADEIRA LUZ DO MUNDO ,lucifer tenta se igualar a CRISTO mas nunca conseguira pois a criatura nunca chega a criador,lucifer e um anjo desertor maligno e condenado,nao devemos virar as costas a CRISTO pois ele deu sua vida por NOS,enquanto lucifer odeia a humanidade e engana uns e outros com falsas promessas de "vida eterna","riquesas" e etc.Tudo o que lucifer tem a oferecer a seus seguidores e o fogo do inferno.Se nem ele consegue suportar o fogo e a tormenta do inferno ,imagine as almas das pessoas que o seguem segamente!!,enquanto a vida eterna,haha ele nao pode e nem dara isso a ninguem pois ele nao e um deus nem tao pouco o DEUS,lucifer e sujo,maligno,mentiroso e DERROTADO,o sucesso da humanidade nao pode vir de um derrotado.Agora lhes pergunto vale a pena deixar JESUS de lado e ser a favor daquele q so quer o seu mau,NAO!!!,e NAO venham dizer que ele e bom que tem isso e aquilo para mim e para vc,pois eu sei que a unica coisa que ele tem para os dele e destruiçao,desgraça,maldiçoes e morte.Entreguem-se a JESUS e deixem de espalhar o mal pro mundo,existem falsos cristaos que sim talvez irao para o inferno,mas os "FALSOS CRISTAOS" enaquanto aos maçonicos,illuminatis.... serem salvos so por fazerem boas obras fala serio,vcs acham que no julgamento divino do senhor Jesus, o que vai valer mais sao as "boas obras" ou "TEREM O ABONDONADO,TEREM O TRAIDO para seguir e apoiar esse maldito que se denomina lucifer?,e nao tentem negar que vcs o seguem pois ate uma criancinha de colo sabe disso,quando o benigno lucifer hahaha,mostrar a vcs seus iludidos a verdadeira face do mal,saibao que terao a CRISTO para ajuda-los,perdoa-los,e salva-los,pois ele e bom e misericordioso e perdoa seus filhos que verdadeiramente se arrependem,pois ele nao e mal e cruel como a besta maldita que engana e destroi!!!!.E pensem bem antes de profanar palavras de blasfemia a JESUS pois podem ter sertesa que um dia irao precisar dele!e deus vira as costas para quem blasfemia contra ele!!!.JESUS E A UNICA E VERDADEIRA LUZ DO MUNDO,lucifer e um derrotado que pode ate te dar uma coisinha ou outra,mas em troca quer ver sua alma arder no inforno!!!!!!

    ResponderExcluir
  50. admiras o diabo e suas filosofias ? e JESUS que deu a vida por vc adimira?vai procurar JUSUS !

    ResponderExcluir
  51. A ignorância do homem ainda é um entrave contra a sua própria evolução. E justamente em razão disso os trabalhos maçônicos são realizados longe dos olhos profanos, portanto, em segredo. Os profanos, iludidos em sua infância moral e espiritual, nada entenderiam acerca das verdades que lhes rodeiam. Mas, tudo a seu tempo. Fraterno abraço a todos os maçons e não maçons.

    ResponderExcluir
  52. A Maçonaria está baseada nos mais simples sentidos humanos, foi uma agremiação de pedreiros que por um Pastor chamado Andersen (Inglês) passou a tornar-se aberta a todos o que não eram Massons (pedreiro - francês)), hj qualquer um pode participar da maçonaria por causa desse arranjo e modificação de operativa para especulativa, desde que seja livre e de bons costumes. Seus rituais são espiritualizados sim, mas nenhuma ligação com Baphomet ou Demônio, suas espiritualidades estão ligadas a energia e ao mundo espiritual e como em todos os lugares do Universo existe o bem e o mal, vc segue o que vc quiser. GADU é um título conceitual de Deus, assim como demônio é um título conceitual para o mal, Td foi construído da mente humana e vc constroi o que vc quiser, se pensar que o GADU é um demônio, para vc será. Para muitos Jesus não é Filho de Deus, não morreu na cruz e nem ressuscitou. É uma construção dos seus pensamentos. O ser humano quer ter em si mesmo as respostas das coisas que não estão em seus alcances e passam-se por tolos, fanáticos, perfeitos bobos da corte do teatro de deus, conforme fala Dante Alighieri em A divina Comédia. Não somos donos da verdade, não sabemos o que foi mantido de original na bíblia, ou que foi enxertado e o que foi suprimido, não sabemos se o que falam é verdade ou mito, nem temos a certeza de que espiritos existem... então o que fazer? Não importa se Jesus morreu na Cruz ou não, não importa se ele ressucitou ou não. O que importa é que ele nos deu o caminho. Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. Se o seu amor estiver representado na maçonaria, vc está cumprindo esse mandamento e deve a seguir amar seus irmãos (maçons ou não) - todos (espíritas, macumbeiros, pobres, ricos... não interessa! quer salva-se, ame a Deus e as pessoas) ficar jogando pedra em tudo e em todos não fará de vc uma pessoa melhor. Achar que sua verdade é a única e inquestionável, vc esta indo exatamente contra o princípio divino, que não condenou ninguém, e não excluiu ninguém. Se for maçom, faça o bem, se for espírita tbm, se for evangélico, idem, católico, o mesmo... só assim estará cumprindo o mandamento de Jesus. Jesus não jogou pedra, não condenou, pelo contrário, amou, perdoou, compreendeu, curou.... ou seja, só fez o bem. FAÇA O MESMO E SERÁ FELIZ E POR CONSEQUENCIA SALVARÁS TUA ALMA. José Roberto M.´.I.´. jrbs88@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Muitos cristãos julgam os maçons e outras religiões e querem obriga-los a aceitar Jesus, mas não entendem que assim estão matando qualquer desejo que por ventura haja de conhecer Jesus. CRISTÃO ENTENDAM QUE SUAS ATITUDES QUE VÃO CONVENCER, NÃO SUAS PALAVRAS. não adianta vim num blog maçom e dar sua opinião achando que alguém vai se converter lendo isso. Eu como Cristã, filha do Deus vivo, do Yeshua, não quero julgar certo ou errado, pois não convém a mim fazer isso. Cabe a Deus o julgamente.
    Tenho Curiosidade a respeito da maçonaria assim como muitas pessoas. Mas como dia em Mateus 7:5 ''Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.''

    Paz do Senhor

    ResponderExcluir

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!