segunda-feira, 23 de junho de 2008

O Significado dos Rituais Maçônicos

m
O Ritual Maçônico está situado no Ritual Supremo. Por meio dele, seus participantes se põem em contato com a gigantesca atividade do G.A.D.U., capacitando o maçom a colaborar humildemente na consagração diária do Universo na manutenção de toda a vida.



Uma Loja Maçônica perfeita é a representação simbólica do Univerno, suas leis e da Hierarquia de Poderes que o dirige e governa. Nos rituais, desde a abertura até o encerramento, é executado simbolicamente o drama cíclico de ínicio e fim das ativadades progressivamente evolutivas levadas a cabo num Universo segundo G.A.D.U. Segue-se o divino ritual de criação, desenvolvimento e extinção de um Universo, e cado ato tem um significado cósmico muito além das concepções sobre a importância do Ritual.



G.A.D.U. significa Grande Arquiteto do Univerno. É a forma genérica como é chamado Deus, já que homens de várias religiões participam da Maçonaria, ou seja, é um movimento ecumênico.


Todos os Oficiais da Loja exercem funções similares às que, nos níveis superiores do Universo, desempenham os excelsos Oficiais da perfeitíssima Grande Loja Branca. - Grande Fraternidade Branca de Mestres Iluminados, que guiam a humanidade para o caminho do bem.



O Ritual Maçônico está situado no Ritual Supremo. Por meio dele, seus participantes se põem em contato com a gigantesca atividade do G.A.D.U., capacitando o maçom a colaborar humildemente na consagração diária do Universo na manutenção de toda a vida, e assim, por alguns momentos, o maçom é mais que humano, é divino - que isso não seja interpretado com blasfêmia.






16 comentários:

  1. eu gostaria de fazer parte da comunidade maçonica como posso entrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens q ser convidado por um mestre maçom, ter mais de 21 anos, ser livre e de bons costumes...

      Excluir
  2. eu to querendo fazê um ritual tbm, mas não consigo. Como faço???

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Ir.'.!
    Sou A.'.M.'.
    Gostaria de te fazer uma pergunta.. eu estou querendo fazer um trabalho sobre a importância da ritualística, esse texto você mesmo escreveu ou coletou informações de outros lugares?
    Meu e-mail: guitarfeeling@yahoo.com.br
    TFA!

    ResponderExcluir
  4. Eles são os iluminatis - PROCUREM SOBRE O ASSUNTO!!!

    ResponderExcluir
  5. Olha, gostaria de dizer as coisas que vejo na Maçonaria. Eu gosto das religiões e doutrinas exotéricas, que nos dão uma perspectiva maior sobre nossa verdadeira origem, que é o mundo espiritual, porém, por mais que vcs digam que são evoluídos, que servem a Deus, e tem como objetivo a prática do bem, não é isso que está ocorrendo hj com a maçonaria. Nos lugares onde morei e trabalhei, quando alguém comete um crime, rapidamente fazem contatos pra conseguir que um juiz maçon presida o julgamento. Se um indivíduo maçon não gostar de determinada pessoa por motivos fúteis e pessoais, todos os outros maçons se juntam para perseguir e prejudicar essa pessoa. Onde moro, a maçonaria só está servindo para os poderosos formarem uma panelinha, mandarem e desmandarem sem se preocupar com a lei, e saírem impunes, como se estivessem acima do bem e do mal. Talvez na origem da maçonaria houvesse nobres sentimentos, mas hj o único objetivo procurado é o poder e o dinheiro. E simplesmente o povo humilde que não faz parte dessa máfia não tem a quem recorrer para se proteger, pq todos os poderosos e autoridades são maçons. Mas tenho fé que Deus é onipresente e todas as maldades feitas serão cobradas.

    ResponderExcluir
  6. Somos rspnsáveis por tudo aquilo que falamos e principalmente no que diz respeito ao GRANDE CRIADOR DO UNIVERSO O DEUS TODO PODEROSO, meu objetivo não é afrontar essa organização OS MAÇONS - mas apenas dizer que o Senhor JESUS CRISTO tem SALVAÇÃO pra todos os MAÇONS , basta reconhecê-lo como o único e capaz de perdoar , regenerar e salvar !!! obrigado!!!
    João , um amigo e CRISTO!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Estou quase entrando na maçonaria gostaria de saber o que significa a letra (G) ja sei que não e grande não gadu.

    ResponderExcluir
  10. pra mim sao um bando d idiotas pensando q sao dono do mmundo ,avarentos , e esse sistema vai ser pa suas propria ruina c nao se arrependerm e mudar de idéia ´.sao materialistas e malignos.

    ResponderExcluir
  11. essas pessoas estao dizendo coisas e nao sabem doq se trata!maçonaria e um estodu de nos como nossa melhoria como pessoas,sem preconçeitos a nossa evoluçao eu leio sobre tal coisa a muito tempo se alguem se ofendeu me desculpe mas falo oq eu li sobre a maçonaria e ela deve ser respeitada obrigo...

    ResponderExcluir
  12. A maior vontade de satanas é imitar Deus, mais os dias dele estão contados.
    O rebanho de Deus é composto de OVELHAS e não de BODES.

    ResponderExcluir
  13. Em todos os tempos, temos que sermos fraternos, uns com os outros,temos que cada vez mais nos unirmos.O bem da humanidade está em nossas nãos.
    Um fraterno abraço a todos e boas festas!!

    ResponderExcluir
  14. mulher pode participar da maçonaria me responda porfavor

    ResponderExcluir
  15. Postagem muito boa. Mostra aos leigos que a maçonaria não é esse bicho de sete cabeças.
    Gabriel" Alves
    DeMolay do Capítulo Pernambuco

    ResponderExcluir

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!