terça-feira, 16 de setembro de 2008

O SEGREDO E O BODE DA MAÇONARIA

No livro de Daniel, capítulo 12, versículo 4, o Senhor ordena que o profeta lacre e guarde em segredo as palavras de uma mensagem expressa em um determinado livro até o fim dos tempos. Mais adiante, no mesmo capítulo, nos versículos 9 e 10, diz o Senhor: “Vai Daniel, porque estas palavras estão fechadas e lacradas até o tempo do fim. Muitos serão purificados, esbranquiçados e refinados, mas os transgressores procederão iniquamente, e nenhum dos transgressores entenderá, mas os sábios entenderão.” Fiel às instruções do Senhor Deus, Daniel guardou e os de hoje prosseguem guardando o segredo recomendado por Deus.
Embora guardar sigilo na Ordem Maçônica vem desde sua origem, a notícia remonta do período dos apóstolos, por volta do terceiro ano depois de Cristo quando eles se dirigiram a várias localidades para pregar o evangelho. Os que foram para a Palestina, ficaram surpresos com o costume do povo judaico em falar ao ouvido de um bode, um animal muito presente na cultura do povo judeu daquele período. Os apóstolos de Cristo, ao buscarem saber as razões que sustentavam aquela postura, os palestinos davam o silêncio como resposta. Até que um Rabino de uma comunidade, em atenção à indagação do apóstolo Paulo, respondeu-lhe que tal procedimento era (e ainda é parte, até hoje em algumas aldeias do território Israelense) de um cerimonial judaico para expiação de pecados e erros, cujo povo tem o bode como confidente. Confessar erros e pecados ao um bode, junto ao seu ouvido, segundo o mencionado ritual, assegura ao pecador de que o segredo de seus delitos confessados ficam guardados, tendo em vista que bode não fala. O confessionário na Igreja Católica foi instituído anos depois, cuja instituição garante ao pecador o voto de silêncio por parte do sacerdote-confessor.
Perseguida pelo governo papal do Vaticano, por discordar frontalmente das instituições oficiais do seu poderoso império, com que a Igreja subjugou, humilhou e matou nas fogueiras da Inquisição milhões de pessoas, muitos maçons foram presos e submetidos aos inquisidores que a todo custo buscavam arrancarem deles confissões sigilosas de domínio da Ordem Maçônica, semelhantes as que o Senhor recomendou ao profeta Daniel fechar e lacrar até o tempo do fim. Um dos inquisidores, Chasmadoiro Roncalli, um reconhecido perverso dos quadros da Igreja, chegou a desabafar, com um superior seu: “Senhor, este pessoal maçom parece bode, por mais grave que eu torne o processo de flagelação a que lhes submeto, não consigo arrancar de nenhum deles quaisquer palavras.”Remonta desse período a alcunha de bode com que se faz referência aos cidadãos maçons, em todo o mundo, como aquele que sabe guardar segredo.
Muitos associam a figura do bode ao demônio com que buscam acusar a Maçonaria de práticas satânicas, com argumentações integralmente destituídas da expressão da verdade. Ministros da Palavra de Deus e fiéis de quaisquer segmentos da Igreja de Cristo têm compromisso com a verdade, razão por que o próprio Deus recomendou e instruiu a todos, conforme está expresso nas Escrituras Sagradas do Livro de Êxodo 23:01 “não deves propagar uma notícia inverídica. Não cooperes com o iníquo por te tornares testemunha que trama violência.”
FONTE:
Autor: Pedro Borges dos Anjos, é Cristão Evangélico e Mestre Maçom do quadro da Loja Maçônica Caridade e Segredo, da cidade histórica da Cachoeira, estado da Bahia.
Agradecimentos especiais ao Irm.’. Jairo Jambeiro M.’.M.’. Campinhas – SP que indicou o texto.

20 comentários:

  1. Meu tio,me chamo Dayvison Hebert gostei muito do texto pude aprender e entender mais essa questão tão discutida a respeito do bode. Sou DeMolay faz um tempo, e tenho amado a cada dia mais e mais toda esse familia. Sou do Capitulo Canindé da Ordem DeMolay n° 731, sou o secretário da mesmo. Que o Pai Celestial de guarde.

    Abraço fraterno
    Até mais

    Obs: Quando surgir uma oportunidade fala um pouco sobre a Ordem DeMolay, muito gente também não sabe a respeito e tão linda e rica ordem com 7 virtudes amadas.

    ResponderExcluir
  2. Sono italiano. Si tratta di un articolo molto illuminante. Ne abbiamo bisogno per essere diffuse ampiamente a prevenire la menzogna ancora domina la mente e il cuore di molti. I miei complimenti al signor Pedro Borges dos Anjos, scrittore, maçon evangelici. Mi è piaciuto molto l'articolo.
    Yosef Conrad, Roma, Italia

    ResponderExcluir
  3. Estou em Libano,sou libanês, mas moro Rio Janeiro. Leio o artigo O Segredo e o Bode da Maçonaria e acho muito interessanto.Também sou maçom,do Grande Oriente Maçônico do Rio de Janeiro.Vou digitar o meu comentário aqui no Libano em Árabe para nossos irmãos aqui. Traduzi o artigo todo para a maçonaria daqui.
    ومن المفيد جدا للمادة. ونحن بحاجة الى ان تنشر على نطاق واسع لمنع كذبة لا تزال تسيطر على عقول وقلوب الكثيرين. كما اتوجه بالتهنءه الى السيد بيدرو دوس انخوس بورخيس ، الكاتب ، الانجيليه. انا حقا يتمتع المادة.
    Shukran. Salam!
    Adib Chammas
    Maçom

    ResponderExcluir
  4. Estou escrevendo uma obra sobre as sociedades mais influentes do mundo. Incluí algumas passagens sobre a Maçonaria. Quero aproveitar este artigo do mestre maçom e evangélico Pedro Borges dos Anjos para concluir o capítulo sobre Maçonaria. Se alguém souber como posso entrar em contato com ele, ficaria muito grato.
    Jaime Sobral Matos Portela
    Sociólogo
    matos.71@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. olá, me chamo Adriano Campos,moro em BARRA MANSA inrerior do estado do RJ,sou um simpatizante de sua magnífica ordem, a qual é muito criticada e mau vista pela maioria da população.venho dizer que gostei muito do texto acima,pois ja havia proucurado saber sobre o fato do bode na maçonaria e em muitos outros artigos sempre encontrei a mesma descrição.
    adoro ler sobre sua ordem, tenho que resaltar que sempre sonhei em fazer parte da mesma, mas ja que não faço, defendo a maçonaria e sua postura social, pois agem de forma pura e transparente na ajuda a população.
    parabéns, e que pessoas como voces venham a surgir a cada dia na sociedade..
    obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Então ,podemos ser cristão , evangélico,seguir Jesus,sendo maçom???
    Só se também aceitarmos o fato que vamos para o inferno ,nesse caso eu concordo que podemos ser tudo isso junto e misturado, afinal de contas tem tantos jesus por ai que perdemos até as quantas Mateus
    24:24
    Porém o Jesus verdadeiro o da Bíblia, esse para estar com ele devemos nos desprender de tudo por ele
    Marcos
    10:21
    Não podemos servir a dois senhores, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males
    Mateus
    6:24
    Então vamos refletir melhor a respeito dessa satanica organização chamada maçonaria .
    Leiam bíblia, orem a Deus ,e ao Espírito Santo,Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde quando a maçonaria tem outro Deus.? desde quando é uma ordem satânica? na sua vc da 10% do seu salario a igreja? sabe a destinação do mesmo? na maçonaria nao se obriga a nada nem a isso... entao, antes que sua frustração tome conte de seu futuro, procure ler outras esferas da vida, para poder entender, sugiro a arte da guerra e o punho de deus!!! sorte!

      Excluir
  7. Acabei de ler o comentário mais recente. Quem o escreveu diz que evangélicos misturados com maçons, todos vão para o inferno. Evangélicos, como este cidadão, fazem julgamento que a bíblia proíbe. Dizem que a maçonaria é satânica sem fundamentar este raciocínio. Fazem acepção de maçons, dos que são de confissão da religiões de matrizes africanas, fazem acepção de espítitas, católicos, budisdas,muçulmanos, etc, postura frontalmente contrária ao que a bílbia ensina "não fazeis acepção de pessoas". Fazem sim acepção de pessoas. Sequer tem o coração, a educação de visitar uma mãe, um pai ou filho de santo e de tratá-los com o devido respeito às suas crenças, de orar por eles.Tratam-nos como se fossemos representantes de satanás, como se vivessemos no mundo das trevas.É, de fato, lamentável. Não vejo nesses crentes o menor sinal de fraternidade. O artigo do Prof. Pedro Borges dos Anjos, si, é uma peça de arquitetura soberana, transmite paz e faz zangar a Satanás, por esta razão é que ele (Satan) usa pessoas como o cidadão que postou a última mensagem, para expressar a sua ira contra a pessoas geradoras de paz, harmonia, prosperidade, pessoas que podemos dizer, são usadas pelo Espírito Santo de Deus, são usadas por Jesus. Tenho grande admiração às Igrejas Evangélicas, mas sempre me senti impedido de buscar o meu ingresso, porque sei dessa postura ofensiva de seus membros, é claro, não todos. O artigo do Prof. Borges me fez pensar até de procurar uma Igreja Evangélica para realizar este desejo do meu coração, mas daí a pouco o pastor é mais um desses, isto é, igual a este que postou o comentário tão anti-fraterno, tão cheio de ira, de ódio. Desisto. No meio deles é quenão quero estar.

    ResponderExcluir
  8. Maria Helena A. Rettondini28 de dezembro de 2009 às 19:39

    Sou esposa de um maçon, faço parte da Orfem Estrela do Oriente (Para maçonica.Gostaria de deixar registrado que o primeiro quesito para entrar na Maçonaria é crer em Deus, não importando qual seja a sua religião, pois Deus é amor e bons princípios, em qualquer religião.Na nossa Loja possui uma Bíblia, pois na maioria somos católicos.Na nossa fraternidade, existe muito estudo, aperfeiçoamento pessoal, análise social e respeito (em todos os sentidos). Não devemos criticar o que não conhecemos.É maravilhoso ver nossas meninas no Arco Íris e nossos meninos no DeMolay. Somos uma grande família, como todas com seus problemas, mas a sabedoria dos ensinamentos, nos ajudam a superar, principalmente à nós mesmos...A Maçonaria não é uma religião, por isso chamamos o Ser Supremo de Grande Arquiteto do Universo, pois criou tudo perfeito e lindo, principalmente a nós todos.Realmente existem gestos, toques e sinais entre os maçons, mas isso é uma herança da identificação e perseguição que viveram a muito anos atrás, quando a tolerância da Igreja, pelo desconhecido e suas riquezas era maior. Hoje vivemos em harmonia.Não importa se um maçon faz suas ritualísticas, que não são abertas, o que importa é a sua atuação na sociedade com homem e patriota.Existem Sessõs Brancas, que são abertas. Faça uma visita a um Templo Maçonico e vejam como é organizado e dá tranquilidade.Cada objeto têm seu significado e impotância. A paz no mundo depende totalmente da "Tolerância", e a mesma deve partir de cada um de nós. Um abraço fraternal `a todos.

    ResponderExcluir
  9. sinceramente tenho medo dessa palavra "maçonaria"eu ja fui em uma loja e nao me senti bem nela,tem muita coisa estranha ai,considero como uma seita,pra mim tudo que é escondido não é uma coisa boa!

    ResponderExcluir
  10. Caro marções ! Eu particulamente acredito que a marçonaria é diabolica sim pois que ceita ou religião é essa que so tem homens nada de mulher e mais porque vcs aceita uma lenda de um bode onde vcs mesmos nega a existencia dele
    nos seus rituais ? Voçes são satanicos so pessoas satanicas fezem as coisas as escondidas que nem os marções fezem quase vim um dos seus rituais um dia sei o que falo..... aonde existe qualquer denominação cujo o objetivo é do bem que existe segredo ha fala sério caros hoje no Brasil tem pessoas bestas mas não tantas.

    ResponderExcluir
  11. bom dia a todos!tenho grande admiraçao pela sociedade maçonica.acho errado q a maior parte das pessoas q dizem servir a Deus nao sigam seus ensinamentos e suas proprias palavras entre as quais estao escritas "nao julgaras!".
    o q separa os homens eh justamente a intolerancia racial e religiosa.
    se todas as pessoas seguissem os ideais maçonicos,viveria-mos num verdadeiro socialismo,sem tanta desigualdade.
    Nao entendo pq as pessoas se sentem tao ofendidas e intimidadas com a maçonaria,uma vez q,td q eh feito eh em sigilo,quase ninguem sabe o q se passa dentro das lojas e nao incomodam a ninguem,entra nessa fraternidade apenas quem eh convidado e quem aceita,diferente de certas religioes q eu por exemplo moro no rio de janeiro e tenho q aguentar a poluiçao sonora q alguns crentes fanaticos fazem gritando e cantando desafinados na central do Brasil no centro da cidade e ainda por cima poluindo as ruas com seus papeis q eles distribuem e ninguem le.como nas palavras de Deus,ele nao esta em grandes predios(para q igrejas feitas em ouro?) e Deus disse q sta onde tiver um ou dois,o q quer dizer q ele ouvira as preces de quem esta em casa,tanto quanto a de quem esta em uma igreja,num templo budista ou em um centro espirita! pra finalizar,quem realmente segue a Deus sabe...Só Deus pode nos julgar!Parabens a todos os maçons pelo trabalho de caridade q fazem de coraçao e boa vontade e por continuarem a lutar por seus ideais msm com tantos preconceitos. um abraço a todos.
    obs:quando uma loja faz doaçao, ela nao faz propaganda,para mostrar q eh boa,ela nao tenta provar nada a ninguem e nem quer chamar a atençao,geralmente sao doaçoes anonimas e com todo o cuidado para nao constranger a quem nacessita de ajuda,diferente de muitos lideres religiosos q querem chamar a atençao e fazer ropaganda de seus feitos ateh televisionando seus "milagres",assim como artistas.

    a maçonaria nao faz caridade para se promover!!!

    grande abraço a todos.

    me chamo thiago f.,moro no estado do rio,ilha do governador e admiro muito a maçonaria.

    ResponderExcluir
  12. Quando pequena passava por um prédio onde via o olho desenhado na faxada do prédio e ficava imaginando o que seria, ficava intrigada e ouvia muitas coisas ruíns. Hoje tenho lido alguns textos e conheço algumas pessoas que fazem parte da maçonaria, aliás pessoas que eu admiro e consigo ter muita tranquilidade. Li o texto e gostei, acho que o problema maior das pessoas é falar sem conhecer e o que é pior é criticar e condenar. Parabéns, sejam muito felizes.
    um abraço.
    Maria José
    Resende.RJ

    ResponderExcluir
  13. Caros IR:., Ser Maçon é entender a essência do verdadeiro amor Fraternal; um maçon seja ele de qualquer Ordem sempre se reconhecerá pelo toque pela palavra e gesto, pois a Alma esta acima de quaquer regras, ordens e teorias do plano físico. T:.A:.F:.

    ResponderExcluir
  14. caros irmãos maçom li o texto e gostei muito e que vocês continuem fazendo esse trabalho lindo que vocês sempre fizeram.
    Sou rotaiano e gosto muito de vocês
    e um grande abraço fraterno.'.

    OBS:SOU DO ROTARY CLUB SÃO JOÃO DA BARRA DISTRITO 4750.

    ResponderExcluir
  15. ta legal,entao a maçonaria que nega a jesus,e é devota de sao joao deve ser realmente frequentada por verdadeiros cristaos? num altar onde se ajoelham budistas,espiritas,umbandistas onde o todo poderoso Deus é tratado como g.a.d.u (grande arquiteto do universo)onde bruxos e satanistas como aleyster crowley serviram é lugar para cristaos?claro que nao tudo aquilo que nao vem de Deus é do maligno,nada ficará em oculto,nao tenha nada contra os irmaos maçons e nada contra a ordem pois cada um vai dar conta de si mesmo,mas dizer que Deus esta la numa loja loja cheia de podridao egipcia e costumes caldeus é hipocrisia,abraço a todos.

    ResponderExcluir
  16. Mara.gostaria de saber se mulheres podem ser maçons

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é roberto quero apenas dizer que evangélicos verdadeiros só serve a um Senhor, então não se pode ser Maçom e ao mesmo tempo evangélico, ou um ou outro, se alguém me provar através da Bíblia ao contrario quero aprender

    ResponderExcluir
  18. acho muito legal a maçonaria,sou fã,e tenho muita curiosidade sobre ela,meu marido esta se preparando pra entrar nela...bjs

    ResponderExcluir
  19. Meu pai, é maçom ele é Aprendiz e vai fazer a prova para ser Companheiro Segunda-Feira...

    ResponderExcluir

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!