domingo, 22 de junho de 2008

O QUE É QUE DEVO FAZER PARA SER MAÇOM?

Se você conhece um Maçom, dirija-se a ele, é a melhor forma de se bater as portas da Maçonaria.
Se não, não se preocupe, dirija-se a uma Loja e lá entre em contato com alguma autoridade, como Secretário da Loja, expondo suas razões e o seu desejo de ser Maçom.

Procure a loja mais próxima da sua residência para que façam uma pesquisa sobre a sua pessoa, para isto, você deve lhes entregar um currículo com todos os seus dados pessoais, caso a loja verifique com a aprovação unânime de todos os seus membros que você deve ser contatado, isto se fará de forma pessoal, e por um dos Mestres Maçom da referida Loja.

Esta pesquisa poderá demorar de um a dois anos, isto é, se tudo correr bem. Pode ocorrer que exista alguma circunstância em sua vida, que deverá ser aguardado o seu desfecho antes de ser oficialmente contatado por um membro da Loja Maçônica.

Espero ser convidado?

Não. O interessado deve dar o primeiro passo. A loja e seus membros poderão, de uma forma sutil e sem ser demasiado eloqüentes, informar sobre a Maçonaria, porém, em nenhum caso poderão tentar convencer-lhe que ingresse. Querer ser Maçom deve nascer no coração do homem, nunca deve ser imposto por outros que com ele se relacionoe.

Como se entra para a Maçonaria?

Recomentdações da ARLS Guatimozin Nº 66 - GLESP. Esta página é dedicada a pessoas que procuram orientação para ingressar na maçonaria, com o intuito de esclarecê-las nos requisitos básicos.

Maçonaria é uma Instituição milenar e tradicional. Já foi bem mais secreta.
Hoje em dia ela é, antes de tudo, discreta, embora vários de seus princípios permaneçam consagrados e imutáveis.
A legítima e verdadeira Ordem Maçônica só pode admitir para ingressar em seus quadros, homens livres e de bons costumes, civilmente capazes, de boa saúde física e mental, amado e amoroso em seu seio familiar, crente em um Ser Superior e com condições de acrescentar algo de útil a si mesmo e à sociedade da qual faz parte.
Partimos do princípio que somente um verdadeiro maçom saberá quem poderá ser também um verdadeiro maçom.

Assim, apenas o contato pessoal e direto, por prazo relativamente longo, poderá autorizar alguém a pleitear o exame de suas condições para eventual admissão na Maçonaria. Não acredite em convites feitos pelo correio, pelo jornal, revistas ou até mesmo pela Internet, principalmente aqueles que cobram alguma taxa ou valor em dinheiro como condição para ser "iniciado".
Um amigo, colega de trabalho ou de estudo, que mostra uma conduta ilibada na vida pública e particular, pode ser um verdadeiro Maçom, discreto e atuante. Se você seguir-lhe os bons exemplos e se dedicar a aprimorar sua conduta, poderá ser agradavelmente surpreendido com um convite para ingressar em nossa Sublime Instituição. Buscamos sempre nos aprimorar e aperfeiçoar. E essa procura é infindável, incessante e difícil, mas também é, para nós Maçons, extremamente estimulante!!! Continue honrado, atuante e livre de preconceitos, acreditando fielmente no Deus que habita em seu coração.

Um dia as portas do seu Templo poderão lhe ser abertas. E nesse dia, nós teremos a grata emoção em lhe dizer:

-- Seja bem-vindo, meu querido Irmão! --

FONTE: Samauma – Portal Maçônico.

52 comentários:

  1. Prezado irmão:
    não sei se posso assim dizer, pois sou um profano a procura da verdadeira luz, do verdadeiro caminho em busca de ser uma pessoa melhor, em busca de novos conhecimentos para aprimoramento de minha pessoa com o fim de ser mais util a humanidade, entender a verdadeiro significado de minha existência.
    Gostaria muito de ingressar um dia na Maçonaria, pois acredito que consiguirei alçancar meus ideais nesta instituição altamente confiável.

    ResponderExcluir
  2. prezado irmão: sou procurador da luz procuro caminhos em busca de ser uma pessoa de carater e dingnidade e acima de tudo ser humilde. gostaria tbm de aprimorar meus conhecimentos sobre a maçonaria qeria tbm saber o verdadeiro signifiado da minha existencia é uma satisfação saberq ainda tem pessoas como voces de carater. um dia conseguirei ingressar na maçonaria

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer assim q possível o q vc escreveu ae. Tenho vontade d entrar na Maçonaria. As vezes me sinto como se ja tivesse feito parte da Maçonaria numa vida passada. Deixo aqui o um post do meu blog q fala sobre minha filosofia q criei pra mim mesmo e pra quem mais queira seguir ou já segue a mesma linha de pensamento, q pra mim a Maçonaria também ensina. Talvez com outras palavras, mas com o mesmo sentido. Eu gostaria q voce dono do blog a le-se com calma. Só não va ligar pra os trechos q uso palavras vulgares pra me expressar. Creio q minha filosofia d vida tem muita coisa em comum com a filosofia da Maçonaria. Talvez não. Mas deixo ae minha filofia d vida q é um longo post pra vc ler. Depois ler ele todo, deixe um comentário. Se meus pensamentos forem bem diferentes da Maçonaria, q o meu desejo mesmo d entrar nela além d me melhorar como pessoa em vários aspectos, até tb confirmar minhas convicções e se for o caso, até mudar ou incrementar mais convicções no meu ser. Eis o link: http://ojovemsonhador.blogspot.com/2008/07/principais-ensinamentos-do-guardianismo.html
    T adicionei no msn e a qualquer dia espero tc com vc. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostaria de saber se só homens podem particpar da maçonaria?

    Atenciosamente,

    Suellen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha pergunta foi feita em 2009, passaram quase 3 anos e não recebi resposta =P

      Excluir
  5. quero saber mas um pouco pois
    tenho enterece desde mas novo
    e eu le um blog q fala q tem q
    contatar a familia e amigos pra n entende

    ResponderExcluir
  6. qeuro ser um marçone o que devo fazer meu email é abraaoemanoel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Queridos irmãos a muito tempo vejo falarem de vocês e a muito tempo também tenho desejo de ser um de vocês, queria poder saber a maneira mais facíl pra fezer parte desse tão seleto grupo de pessoas qeu os mesmos são.
    Dexarei meu email caso algum de vocês se interessem em me ajudar entrar nesa maravilhosa irmandade.
    w_s_c_18@hotmail.com moro em santarém-Pará e me chamo o wellington ....Grato ficarei caso olhem por mim.....

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde, sempre tive muita curiosidade sobre a Maçonaria, li sobre,e vejo que ela tem muito de caridade e ajuda ao próximo,isto me motiva muito, pois vivemos em um mundo que pouco se olha para o desafortunado,e vejo em vocês o quanto se preocupam com o proximo e isso,me motivou a procurar conhecer mais,e quem sabe um dia ser convidado a ingressar junto a esse grupo.

    ResponderExcluir
  9. Eu aconselho sinceramente que o interessado procure, antes de entrar na maconaria( desculpe estou sem acentos ortograficos)pensar muito bem antes de dar esse passo, visto que uma vez aceito voce sera para sempre um macom...mesmo que adormeca!

    Pesquise tudo que puder sobre maconaria (livros, net, etc.)

    Nao pense que ao entrar no Templo voce vai deichar de ser mortal, mas sim devera acreditar na continuacao da vida...

    Cada grau estudado - lhe abrira seus sentidos, ou seja voce sera uma pessoa mais sensivel em perceber as energias que lhe cercam...

    Vera que e bom estar com irmaos e entre estes. Porem , atualmente tome muito cuidado: muitaslojas procuram quantidade e nao qualidade de seus neofitos...

    Um mundo novo e de novas possibilidades sera prometido, e depende somente de seu esforco e estudos para encontrar essa EGREGORA que abrira suas portas...

    Particularmente, eu nao aceitei o convite que me fora feito uma unica vez por alguem que eu conheci em uma tarde, e confesso que senti no mesmo, despreparo para realizar tal convite, visto que pelos meus meios sensitivos nao me passou seguranca...

    Desistir do que voce quer -nunca, pois voce deve tentar sempre. Se voce quer ser macom que assim seja, mas nao esqueca ja nascemos conhecedores da acacia e seus misterios sao como um back up de computador , que permanece adormecido esperando ser acessado...

    Eu , quanto a maconaria visivel - confesso que nao me sinto tao atraido, conheco todos seus graus , seus telhamentos, e consigo perceber quem e verdadeiro macom ou nao, alguns dizem que isto e um dom, eu particularmente considero um carma...

    Mas como a vida manda que procuremos nosso iguais , me sinto excluido entre essas colunas - coisa minha- visto que nao gosto de abriri portais para qualquer entidade...

    Mas voltando a pergunta : o que devo fazer par ser macom?
    Respondo: nunca aceite um convite de um aprendiz ou companheiro, somente um Mestre (acredito que grau tres ja serve)tenha condicoes de fazer este convite...
    Diga com quem andas e direi que és...(olhe muito bem com quem essas pessoas andam)...

    Tudo é questao de tempo e de lapidacao (desenvolvimento)...

    Sou Templario adormecido ha muitas vidas, despertando nesta, ...

    Atualmente estou estudando proposta para entrar nos filhos de Lucifer - aceito ja fui - porem naoconsigo me decidir...A VIDA É CHEIA DE OPORTUNIDADES - [e como seu FIAT LUX - acendeu nao tem volta...

    NAO DESISTA DE SEUS SONHOS E SEUS OBJETIVOS - VOCE NAO TEM NADA A PERDER - SO TEM A GANHAR CONHECIMENTOS.

    Triplice, fraternal abraco , de um profano igual a tantos...

    Nelson Luis Frener
    Brusque - SC

    ResponderExcluir
  10. Atualmente estou estudando proposta para entrar nos filhos de Lucifer - aceito ja fui - porem naoconsigo me decidir...A VIDA É CHEIA DE OPORTUNIDADES - [e como seu FIAT LUX - acendeu nao tem volta...
    recebi um email falando sobre isso.e n entende pois um vez eu li uma coisa e falava muito sobre deus.
    poderia m explicar

    ResponderExcluir
  11. Olá prezados boa noite !

    Tenho muita vontade de ingressar na maçonaria a muito tempo,pois tenho um tio que já faz parte.

    att :

    Rafael do amaral lobo.

    Rafyusck@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, ultimamente tenho refletido sobre a maçonaria e a possibilidade de esclarecer dúvidas e encotrar respostas sobre questões existencias. Sei que a Maçonaria tem finalidades filosóficas, políticas que condizem com meus estudos acerca das mudanças que ocorreram a longa da história moderna da humanidade e algo que vai muito além disso. Escrevo para poder encontrar respotas à perguntas que tenho na mente. Sei que existe algo superior que fez eu estar vivo e que permite estar escrevendo agora. Algo como uma realidade que o ser humano com seu intelecto reduzido pode apenas imaginar o que seja, mas não defini-lo com exatidão. Talvez que beire a perfeição e queira que nós alcancemos isso pela razão e o pensamento. Que seja essa necessidade humana de encontrar repostas as dúvidas existencias que nos remetem sempre a Deus, porque se aqui estamos algo superior nos criou. As religiões no mundo cristianismo, budismo, hinduismo, judaismo todas buscam explicar a existência da dinvidade. Busco respostas e gostaria que me esclarece algo na concepção maçonica sobre isso.
    Se possível responder, ficarei muito grato.
    e-mail albertiano_dias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. caique-vou me dirigir o mais rápido a uma maçonaria,pois adoro que está ligado a um Ser Superior.

    ResponderExcluir
  14. massa as coisa queria saber onde tem uma loja em brasilia passen pra meu amail kittieveno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Quero ser maçom só que eu nao tenho nenhum amigo que é sera que alguem pode me ajuda por favor msn:vitorhugo_althoff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Tenho muita vontade de conhecer pessoas que pertencem a maçonaria,meu e-mail é fernandohenriquenascimento@hotmail.com  se possível entrar em contato grato pela atenção

    ResponderExcluir
  17. existe alguma idade estimada para ingressar na marçonaria?

    ResponderExcluir
  18. Ídiotas.... Tolos são akeles que eis de entrar e impotentes Akeles que nela estão para quem não quer desfrutar da honra de servir a deus procurar esse imbecis ..... raça mizerável .... esperos que queimen todos no inferno esperar não vão !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. tem que te dinheiro para ser maçonico? ou não tem como vc me explicar me ligar 06592375946 bls

    ResponderExcluir
  20. Vocês acreditam que nesse longo caminho que leva um homem a se tornar maçom ele possa se desviar de sua jornada, e se pode você acredita que um verdadeiro líder possa ser trago de volta ao caminho?

    ResponderExcluir
  21. espero que DEUS tenha compaixao de vcs todos,nao acredito que vcs pode acreditar nisso,fla pra eles te mostra o corpo do ayrton sena que todo munda acha que esta enterrado na terra mais esta em uma das "loja" pk nao sao lojas de verdade,manda eles mostrar, tem relatos de pessoas que sairam da maçonaria e disseram que vc tem que dizer que nao ama a DEUS,e logo depois um pode é incorporadopor um DEMONIO,depois de um certo grau vc tem que enjetar o sangue do bode, que é incorporado pelo DEMONIOS(aquele que foi derrotado por JESUS CRISTO )eu quero dizer a todos vcs que querem participar disso,que JESUS nao morreu nao cruz para que vc fosse para o inferno,ele morreu e ressusitou ao 3 dia para que vcs fossem para o ceu. DEUS os abençoe vcs. aaaah com certeza vao pagar esse comentario mais eu espero que de tempo de todos ler.

    ResponderExcluir
  22. Caro ANONIMO, seu comentário não será apagado... sei disso. Suas asneiras vão servi para mostrar que é verdade que o homem teme aquilo que não compreende e o pior é que acaba falando BESTEIRAS. FILHO OU FILHA ESTUDE MAIS ANTERS DE FALAR MERDA. AH! E APRENDA A ESCREVER.
    att.,

    Tiago

    ResponderExcluir
  23. Tipo, sou realista , não serei nesta mensagem quem eu não sou !
    Pois então, eu gostaria muito de participar da ordem, mas ta dificil. Posso obter ajuda?
    entre em contato . tecio.kayllott@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. RAÇA DO MAL, DESTRUINDO A IMGEM DE DEUS.O FIM ESTA PROXIMO E QUANDO ESSA RAÇA DO MAL AÍDAQUELES QUE PENSAR EM TOCAR NOS FILHOS DE DEUS SERÂO DESTRUIDOS COM FOGO DE ENXOFRE ASSIM COMO DIZ A BIBLIA. TODOS IRAO PERDER. ESSE PENSAMENTO EM SER MACON VEM DO MAL TIRE ISSO DA SUA VIDA PORQUE VC SERA DESTRUIDO JUNTO COM SATANAS

    ResponderExcluir
  25. Obrigado!!!ha algum tempo venho pesquisando sobre a maçonaria mais infelizmente não conheço ninguem,nunca fui de um meio social diferenciado mas as atividades da maçonaria e o contato que eu tive de estudos na faculdade me deixaram interessado.sou de petropolis se tiverem algum contato e puderem me ajudar
    meu email: msouzaimoveis@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é Wilame Elvis Eugênio de Souza, 28 anos, Casado, João Pessoa, Paraiba, ja fui catolico, ja fui crente e hoje estou sem denominação tenho curiosidade sobre ser Marçon, o que è preciso realmente para ser Marçon, como ingressar, onde posso me informar melhor?
    meu e-mail: leopardoveneza@hotmail.com
    aguardo resposta, e desde ja agradeço a atenção.
    wilame.

    ResponderExcluir
  27. Meu nome é Wilame Elvis Eugênio de Souza, 28 anos, Casado, João Pessoa, Paraiba, ja fui catolico, ja fui crente e hoje estou sem denominação tenho curiosidade sobre ser Marçon, o que è preciso realmente para ser Marçon, como ingressar, onde posso me informar melhor?
    meu e-mail: leopardoveneza@hotmail.com
    aguardo resposta, e desde ja agradeço a atenção.
    wilame.83-87121102

    ResponderExcluir
  28. quero saber se pra ser marçon tem que ter uma idade certa e se mulheres podem particpar?

    ResponderExcluir
  29. ......... Brian.kimberlake5@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Saudações a todos, Gostaria de entrar em contato com quaisquer maçom da Minha região, meu contato:

    suporte.dj.pc@hotmail.com

    Que O Grande Arquiteto do Universo lhe concedam todas as bençãos merecidas.

    Prosperidade.

    ResponderExcluir
  31. Booa tarde irmãos,tenho lido e pesquisado sobre a marçonaria,vi nela algo muito agradavel,que é a busca de sermos pessoas melhores,que procura ver a felicidade do proximo,não da as costa a miséria,querer confortar os desconfortados,consolar e ajudar os desconsolados,aperfeiçoar nossa sabedoria,sermos pessoas mas agradaveis a sociedade em que vivemos...Vi que não é uma sociedade do demo como muitos dizen,a muito tempo quero fazer parte dessa ordem tão,tão grandiosa o qual não tenho palavras pra descrever.Acreditos que ate os melhores adjetivos são poucos para descrever oq acho dessa ordem...orden essa que se importam com o bem da sociedade e com a felicidade do proximo,que aceita todos como irmão..e isso é muito bom e agradavel ao meu coração..Quero muito conhecer mais de perto,e me tornar um verdadeiro irmão de todos vocês.. Pena que não conheço nenhum amigo ou colega de trabalho que seja marçon,e, até onde eu sei,so consegue-se fazer parte da marçonaria,atravez de um convite de algum membro da tal ordem... espero um dia ver as porta da marçonaria aberta para minha vida. Quem poder me ajudar,estarei aqui esperando de coração essa oportunidade. Estou na idade 21,moro em Boituva SP junto com minha familia,sou amado por todos e amo a todos também. Fiquem com Deus,pois em Deus eu acredito. Aqui esta o meu e-mail deeolliveh@hotmail.com Ass: Deyvisson Oliveira.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  35. Por favor para facilitar o meu trabalho poderian me passar dados do criador do blog da maçonaria ja faz 10 dias que não atiro em um masson ou satanista, se não quiseren me informar eu dou un jeito eu sempre consigo. estou aguardando resposta ok?.....

    ResponderExcluir
  36. Oh colega , queres o dado do criador do bloq:
    Vai em who is, e didlgite o nome do blog.
    mas não vejo motivo para tanto, visto que mesmo anonimo seu IP já me fora mostrado. Deixe que os maçons irão até você. Ai então o cabra macho vai poder resolver suas diferença.

    Espiritualmente falando, precissas de paz e amor em seu coraçâo.

    Que vc seja feliz, e acalente seu coração nas orações.

    E a proposito maçonaria nâo é religião. .,E filosofia, estudo mais aprofundado do EU. Do ser.

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de saber qual é a atuaçao das mulheres na maçonaria,msn:rayla-lacerda@hotmail.com alguem se disponibiliza a me explicar? obrigado

    ResponderExcluir
  38. tenho duvidas em ser macon pesso ajuda meu imal e brunoypee@hotmail.com se puderem me ajem agradeco

    ResponderExcluir
  39. já ouvi fala da maçonaria mais não sei muito bem afinal quem é não pode conta só sei que quem é maçon tem muito dinheiro como eles fazem pra fica cheio da grana?

    ResponderExcluir
  40. eu sempre ouvi falar da maçonaria e sempre pesquisei sobre ela e acho muito interessante e tenho uma grande vontade ser um irmão de vocês e sempre pesquiso em busca de algo novo sobre a maçonaria, ser fiel sempre fui e serei a ela se um dia me derem uma chance ser um membro da maçonaria... agradeço a todos

    ResponderExcluir
  41. boa tarde

    Gostaria de saber qual a paricipação das mulheres na maçonaria quero muito fazer parte da maçonaria.
    se algum puder me responder segue email
    josibatista79@gmail.com.


    grata.

    ResponderExcluir
  42. Creio que para conseguir fazer parte da maçonaria seja muito exigido padrões de condulta, acho que ainda não tenho capacidade pra tal, mas me esforço todos os dias pra conseguir, e creio que um dia eu consiga ser um maçon.

    ResponderExcluir
  43. Não sei se isso funciona, meu interesse de entrar para maçonaria é sincero e longínquo. Deixarei abaixo meu e-mail, caso alguém sério queria me fazer um convite, gostaria de conhecer mais sobre a maçonaria. -> aguiarman@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. eu quero ser maçon oque eu faso rodrigo

    ResponderExcluir
  45. gostaria muito de fazer parte do marçon pois tenho muitos interesses..

    ResponderExcluir
  46. Não coloquem seus e-mails nos comentários, leiam e estudem.

    Além de que podem ser usados por outra pessoa que lê a página.

    Lá em cima está tudo explicado.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde irmãos!
    Tenho lido e pesquisado algumas coisas sobre a marçonaria. Observei e senti algo muito agradável com a mesma. O que eu consegui entender, até o presente momento, é a busca em sermos indivíduos melhores, tanto mentalmente e espiritualmente. O estudo sobre as demais religiões afim de se aprofundar nos conhecimentos e fatos históricos de nossa humanidade. Para mim, a maçonaria se aplica em aperfeiçoar nossa sabedoria e ajudar a compreender a sociedade em que vivemos.

    Percebi também, que não é uma sociedade, com muitas pessoas dizem (indivíduos sem a total clareza ou desconhecimento da ordem maçonica) do "demo". Apenas guardam segredos e compartilham com os demais irmãos da ordem. Quando digo "segredos", quero dizer fatos/acontecimentos de nossa existência e de um ser maior. Um ser que nos observa em tudo que fazemos e pensamos, como o Olho da Providência. Se não me engano, meu avô ou bisavô foi fez parte desta ordem maravilhosa. Meu pai quase foi e eu gostaria MUITO de poder fazer parte dessa grandiosa ordem. Aprender tudo ou quase tudo sobre a nossa humanidade e estudar sobre os infinitos assuntos que "globalizam" o nosso ser, assim como o nosso maior arquiteto, espiritualmente falando. Tenho 31 anos e resido em São Paulo Capital. Há anos que tenho o desejo de aprender o conteúdo maçônico. Meu pai me fez esperar e pensar realmente se seria isto (Maçonaria) o que eu realmente estava querendo. E agora chegou a hora, já perguntei inúmeras vezes para o "meu eu interno" se é isto que quero para minha vida. Hoje já tenho a resposta, é isto SIM. Quero buscar o conhecimento sobre a vida e o espírito.

    Como mencionei anteriormente, meu pai quase se tornou irmão da ordem maçônica. Porém, conhece e tem amigos maçons. Mas antes de pedir que meu pai me leve até um verdadeiro maçon, gostaria de saber se estou apto e se meus pensamentos podem se igualar e me levar a ser um maçom ao pé da palavra. Não quero apenas um "título" e nada mais. Quero me aprofundar nos conhecimentos, fatos e ideologias da ordem maçônica.

    Fiquem com Deus.

    Obs: Só irei passar meu contato (e-mail) para quem realmente for me ajudar, caso o contrário não insista.

    ResponderExcluir
  48. Não tenho a mínima condição de participar de um grupo que sei que possue uma cultura e conhecimentos que uma pessoa comum como eu jamais poderia entender. Ser honrado saber o que tem que fazer aqui!.pesso-lhes desculpas por ousar postar algo aqui nesse espaço de vocês. A vontade de dar ruma em minha vida falou mais forte que eu.
    Obr.

    ResponderExcluir
  49. também tenho muitos interesses em relação a ser iniciado, me chamo Rafael

    meu e-mail
    rafaelthehardcore@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. eu tenho um amigo meu que e´maçonico e ele ja falou para min um dia eu poderia ir com ele ate o templo.... o templo fica ben no centro da cidade e´lindo sempre passo en frente fico imaginando o prazer de estar la dentro e´ben maior que eu . eu estou preparada para entrar na quela porta gigante deve ser maravilhoso....um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  51. As mulheres podem entra na maçonaria? Se sim, qual sua participação.
    leticia_ykko@live.com , agradeço desde já!

    ResponderExcluir

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!