terça-feira, 24 de junho de 2008

A MISSÃO


Maçonaria está submetida a provas duríssimas, mas resistirá heroicamente todos os golpes e sairá fortalecida sempre, sempre e sempre. Na senda do Mundo há nascido uma árvore nefasta e frondosa: A crueldade, que produziu ditadores, traidores, corruptos, falsos profetas e sem princípios que caluniam irresponsavelmente usando o nome do Senhor nosso Deus, abusam da fé e da confiança do povo em todas as épocas e de todos os tamanhos, cheios de vaidades e ambições, duros de corações, carentes de escrúpulos, inimigos da liberdade de ação e inimigos portanto da Maçonaria, que tem a Verdade e a Justiça como pilares básicos de seu Templo imortal.


Mas a Maçonaria tem uma missão a cumprir, e a cumprirá a despeito de todos quantos contra ela se voltem pois está acima de qualquer seita. Em saber esperar e em saber resistir está sua força e em ter a Razão contra tudo que seja Escravidão, Ignorância, Fanatismo e Aviltamento, pois o Grande Arquiteto do Universo exercerá eternamente a força derrotando estes inimigos".


Sua grande missão é Glorificar o nome Do Grande Arquiteto do Universo e elevar, iluminar, impulsionar e redimir a humanidade. Dar a conhecer que não estão sós (isolados) do mundo. Que seu progresso é o resultado de uma cadeia de homens decididos e virtuosos, prontos para se levantarem contra a tirania, assim mesmo os passos que hão dados na senda do progresso são tão curtos tal como exíguo é o tempo que leva a Família Humana na face da Terra comparado com a idade dos planetas. O transito da humanidade pode considerar-se como raiz da arvore que um dia luzirá copa frondosa, sustentada por tronco rijo e idoso do qual somos a primeira célula.


Dizer que assim como o Sol ilumina os bons e os maus, dá calor a todos sem exceção, assim a Maçonaria deve estender seu amor e sua beneficência a todos quantos o rodeiam, sem distinção, sem malevolência e sem rancores, porque tanto como o Amor é fértil o Ódio é estéril, que não se reconheça mais títulos e nem vantagens e que não desvirtue o estreito acatamento à Moral e ao exercício da virtude. Que seja bom, amoroso, honrado e excessivamente virtuoso. A Maçonaria é a mãe da sabedoria humana, diz ao homem com sublime doçura e amor:


"Cumpre a tua missão, custe o que custar. O caminho para teu próprio convencimento que queiras seguir, não me importa, para isso te deixo em liberdade de consciência, por isso não pugno por nenhuma religião e te convido ao estudo e a meditação sobre o único livro que há estudado o homem profundamente, e de onde ele tem tirado todo o seu conhecimento.


Este livro é o Livro da Lei (Bíblia Sagrada) onde estão registradas as Pérolas; (todo o saber Maçônico), que não podemos entregar para que pisem com os pés. Deus é a causa criadora, ordenadora. Esse Deus Eterno Onisciente, Onipotente e Onipresente, criador dos Céu e da Terra, é a única Verdade que conduz à vida eterna e sem ele a nossa amada e Sublime Ordem não existiria, pois está alicerçada na Fé, Esperança e Caridade e projetada com Liberdade, Igualdade e Fraternidade pelo nosso Grande Arquiteto do Universo. Independentemente do teu pensamento verás que o Universo teve forçosamente uma origem que escapa aos ditames de tua razão e deve ter, também, um fim posterior que se esgote em si mesmo, um fim cuja natureza a Maçonaria não te revela e não te ensinará a elucidar porque, humilde, cientifica e razoável, se conforma que vivas bem toda a tua vida, com o pensamento de que, se a tua morte sobrevivesse a tua alma, terás preparado teu caminho a percorrer em outra vida, a vida eterna, e é nessa outra vida, que verás que nada foi em vão, e nada haverás perdido em viver bem a presente"


A Maçonaria cumpre sua missão incansavelmente, com denodo, valor e perseverança. E sua doutrina é o amor. Não há ser no mundo que não melhore em algo sua alma enquanto ama outro ser, ainda quando se trate de um amor vulgar. E os que não deixam de amar não seguem amando senão porque é a mais divina e ao mesmo tempo a mais profunda virtude humana.


Que a Razão e o Amor lutam primeiro com violência em uma alma que se eleva, mas a Sabedoria nasce da paz que acaba de fazer-se entre o Amor e a Razão, e essa paz é tanto mais profunda quanto mais direitos haja cedido a Razão para o Amor.


Não chegamos a ser verdadeiramente justos senão desde o dia em que nos vemos reduzidos a buscar em nos mesmos o modelo da justiça.


A inteligência ao mostrar-nos por assim dizer, a imensidade de nossa impotência, nos toma a dor de nossa derrota.


Grande é a vontade de Deus, mas não a vemos ( como o vento por exemplo ) e isso, se reflexiona, é natural porque todas as dádivas de Deus são invisíveis, como a providencia Paternal, que é espírito puro.


No fundo da humilde vida do justo só são inalteráveis e imóveis a Justiça, a Confiança, a Benevolência, a Sinceridade e a Generosidade.


A missão da Maçonaria Universal é espargir os postulados do Amor. Ela não tem donos, não é um negócio, não é uma profissão. O amor nos abre os olhos para muitas verdades pacificas e doces e nos dá a oportunidade de conhecer e admirar, em um objeto único, o que não havíamos tido, nem em idéia, concebido em mil objetos diversos. E com isso se alarga nosso horizonte e mais se estende o alcance de nosso coração.


A Maçonaria é para poucos, mas estes poucos muito fazem pela humanidade. Muitos adentram por curiosidade, logo saem, e continuam sendo profanos.


FONTE: GUIA DO MAÇOM 1998

0 comentários:

Postar um comentário

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!