domingo, 25 de maio de 2008

MAÇONARIA NO CINEMA

Existem inúmeros filmes que abordam o simbolismo maçônico, uns de maneira subliminar e já outros de formas mais explicitas. Relacionamos logo abaixo filmes que têm relação ou citam de alguma forma nossa instituição. Confira!

O IMPERADOR E O REI
Brasil. 1999
Gênero: Histórico
DIREÇÃO: Sérgio Resende
Sinopse:
O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XlX. Mauá, um vanguardista em sua época, arrojado em sua luta pela industrialização do Brasil, tanto era recebido com tapete vermelho, como chutado pela porta dos fundos por D. Pedro II.
Maçonaria:
Aborda a iniciação na Maçonaria de Irineu Evangelista de Souza (1813 - 1889), conhecido como Barão de Mauá.
____________________________________________________________________

Do Inferno (From Hell)
EUA, 2001
Gênero: suspense
Diretores: Albert e Allen Hughes
Sinopse:
No tempo em que Jack, O Estripador atacava nas ruas de Londres, o terror reinava. A selvageria de seus assassinatos indicava insanidade, mas a precisão diabólica comprovava que havia um método em tal loucura. Johnny Depp e Heather Graham estrelam este triller intrigante, narrado com grande estilo, que aperta sua garganta de forma esmagadora e fere profundamente como uma faca afiada à medida que revela uma conspiração chocante que, segundo alegações, envolveu os grandes poderosos da Inglaterra daquela época.
Maçonaria:
Maçonaria aparece como pano de fundo para os assassinatos de Jack - ele próprio um maçom.
____________________________________________________________________
A Lenda do Tesouro Perdido (National Treasure)
EUA, 2004
Gênero: aventura
Diretor: Jon Turteltaub
Sinopse:
Benjamin Franklin Gates (Nicolas Cage) é um caçador de tesouros, função que já está na 3ª geração em sua família. Durante toda sua vida Benjamin procurou um tesouro que ninguém acredita existir, tendo sido acumulado durante séculos e transportado por vários continentes para evitar que fosse roubado. As investigações de Benjamin sobre a localização deste tesouro fazem com que ele descubra que existe um mapa codificado escondido na Declaração de Independência dos Estados Unidos. Só que para conseguir lê-lo Benjamin terá que enganar o FBI e roubar um dos documentos mais vigiados do país.
Maçonaria:
Não dá para destacar passagens - o filme inteiro é uma grande referência à Ordem.
____________________________________________________________________

Peggy Sue - O passado a espera (Peggy Sue got married)
EUA, 1986
Gênero: comédia
Diretor: Francis Ford Coppola
Sinopse:
Peggy Sue (Kathleen Turner), mãe, divorciando-se de Charlie Bodell (Nicolas Cage) aos 43 anos de idade, ao organizar uma festa de ex-alunos da Escola, volta no tempo. Apesar de poder redirecionar sua vida, acaba fazendo as mesmas escolhas.
Maçonaria:
O avô de Peggy pertence à Loja dos viajantes do tempo, mostrando um ritual da mesma.
____________________________________________________________________
Como Água Para Chocolate
México, 1992
Gênero: Drama
Diretor: Alfonso Arau
Sinopse:
Baseado em romance do mesmo nome de Laura Esquivel, Como Água para Chocolate acompanha a história de um camponês chamado Pedro (Marco Leonardi) que, em 1910, em plena Revolução Mexicana, se apaixona por Titi (Lumi Cavazos). Ele quer voltar para a Guerra, mas ela o enfeitiça com seu amor e seus dotes culinários. Podia ser apenas mais uma história de amor, mas se trata de um dos mais belos filmes do cinema latino-americano em todos os tempos. Foi a produção estrangeira de maior bilheteria nos Estados Unidos em 1993.
Maçonaria:
Ritual fúnebre de corpo presente; explicações sobre o sentido da vida com símbolos que remetem à maçonaria.
____________________________________________________________________

Teoria da Conspiração (Conspiracy Theory)

EUA, 1997

Gênero: suspense

Diretor: Richard Donner

Sinopse:

O motorista de táxi Jerry Fletcher (Mel Gibson) acredita que o mundo em que vivemos está repleto de perigosas e assustadoras conspirações. Sua vida é uma loucura completa, sempre está em estado de alerta...sempre pronto para o pior. O emprego como motorista é apenas uma fachada para seu verdadeiro trabalho: reunir informações sobre novas ameaças ao redor do mundo e reuni-las em um informativo chamado "Teoria da Conspiração". Ningúem nunca se importou com as idéias absurdas de Jerry - até então. Perseguido por inimigos desconhecidos, Jerry sabe que finalmente desmascarou uma conspiração de verdade. Agora sua única chance de sobreviver é contar com a ajuda da advogada Alice Sutton (Julia Roberts), para descobrir qual a verdade que deve ser revelada ao mundo.

Maçonaria:

Em uma das cenas, Mel Gibson diz: "Os Maçons estão tentando melhorar o mundo. George Bush é maçom, grau 33."
____________________________________________________________________

Fim dos Dias (End of Days)

EUA, 1999

Gênero: terror

Diretor: Peter Hyams

Sinopse:

Jericho Cane (Arnold Schwarzenegger) é um ex-policial que se vê diante de uma terrível luta entre a encarnação humana do demônio (Gabriel Byrne) e uma jovem e inocente mulher (Robin Tunney) escolhida para ser a mãe do Anticristo. À medida que os ponteiros do relógio avançam para a realização da profecia que pode levar ao fim do mundo, Jericho, sozinho; precisa proteger essa garota e livrar toda a humanidade de um destino completamente apavorante.

Maçonaria:

Em determinado momento Jericho diz: "Agora este amuleto é da ordem maçônica do antigo sub-heredom dos Cavaleiros do Vaticano, Cavaleiros do Olho Sagrado. Eles aguardam a volta do anjo negro à Terra."
____________________________________________________________________

MAGNÓLIA (Magnolia)

EUA, 1999

Gênero: drama

Diretor: Paul Thomas Anderson

Sinopse:

Big Earl Partridge (Jason Robards) é um produtor de TV à beira da morte que deseja reencontrar o filho. Phill (Phillip Seymour Hoffman) é seu dedicado enfermeiro e Linda (Juliane Moore), sua jovem esposa. Frank (Tom Cruise), é um célebre guru machista, é o filho que Big Earl procura. Jimmy Gator (Philip Baker Hall) é o apresentador do famoso programa de TV que também está com câncer e procurando se entender com a filha Cláudia, cocainomaníaca. Stanley é um garoto-prodígio manipulado pelo pai oportunista. O ponto comum entre essa gente? Todos vivem num bairro de Los Angeles cortado por uma rua chamada Magnólia.

Maçonaria:

Em uma das cenas, aparece um símbolo maçônico em uma enciclopédia, no instante em que um garoto estuda pela TV através de um game show. Em uma outra cena, um produtor de TV apóia sua mão no ombro do apresentador, mostrando um anel com símbolo maçônico, e dizendo "Nos encontramos entre o nível e o esquadro".
____________________________________________________________________

Horizonte Perdido (Lost Horizon)
EUA, 1937
Gênero: aventura
Diretor: Frank Capra
Sinopse:
O diplomata inglês Robert Conwal (Ronald Colman) e outros sobreviventes de um desastre aéreo chegam à cidade perdida de Shangri-lá, nos Montes Himalaias. Isolados do mundo em guerra, os habitantes da cidade têm um mistério e motivos para não sairem de lá.
Maçonaria:
Alexander (Edward Everett Horton) diz: "Eu encontrei um manuscrito que explica o significado oculto por trás de todos os símbolos maçônicos".
____________________________________________________________________

O Homem Que Queria Ser Rei (The Man Who Would Be King)

Inglaterra - EUA, 1975

Gênero: aventura

Diretor: John Huston

Sinopse:

Daniel Dravot (Sean Connery) e Peachy Carnehan (Michael Caine) são dois amigos que firmam um contrato um com o outro: viajar para um país distante, Kafiristan, e ajudar os líderes locais a vencerem seus inimigos. Quando tiverem conseguido seu intento, eles derrubariam estes 'líderes' e se tornariam os reis da região. Em caso de perigo, um deve ajudar o outro, reza o contrato, assinado por ambos e por uma testemunha: o editor de um pequeno jornal, Rudyard Kipling (Christopher Plummer).

Maçonaria:

No início do filme, Carnehan rouba um relógio de Kipling e, ao abrir o mesmo, vê que são Irmãos... Se identificam como maçons... a partir daí, o filme passa à aventura até que se descobrem em uma tribo perdida cujo último grande Rei teria sido Alexandre o Grande.
____________________________________________________________________

Assassinato por Decreto (Murder by Decree)

Inglaterra - Canadá, 1979

Gênero: ação

Diretor: Bob Clark

Sinopse:

Sherlock Holmes (Christopher Plummer), auxiliado pelo Dr. Watson (James Mason), tenta decifrar as pistas que levarão ao assassino Jack, o Estripador, mas, descobre uma conspiração para acobertá-lo.

Maçonaria:

Dentre os amigos que tantam acobertar Jack, vários são maçons.

____________________________________________________________________

Independência ou Morte

Brasil, 1972
Gênero: histórico

Diretor: Carlos Coimbra

Sinopse:

Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I (Tarcísio Meira), é traçado um perfil do monarca, desde quando ainda menino veio da Europa, quando sua família fugia das tropas napoleônicas e sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI (Manuel da Nóbrega) retornou para Portugal. Em pouco tempo a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos (Glória Menezes) provoca oposição em diversos setores e José Bonifácio de Andrada e Silva (Dionísio Azevedo) pede demissão do Ministério, mas este não seria o único caso, que ministros e nobres entrariam em choque com o imperador por causa da marquesa, que permanentemente influenciava as decisões do soberano, mas tudo isto causava um inevitável desgaste político.

Maçonaria:

Cenas da Iniciação de Dom Pedro, do discurso de Gonçalves Ledo, do fechamento do Grande Oriente.
____________________________________________________________________


Revelações Perigosas (Secrets)

Inglaterra, 1983

Gênero: drama

Diretor: Gavin Millar

Sinopse:

História de uma gartota de 13 anos, Louise (Anna Jones), que vive com sua mãe (Helen Lindsay). Louise descobre que seu falecido pai possuía documentos secretos, e, através de sua curiosidade, descobre que o mesmo era Maçom. O filme foi feito para uma série da televisão inglesa, "First Love", e não há registro de ter sido lançado em vídeo ou DVD.

Maçonaria:

Louise tenta explicar às suas amigas o que é a Maçonaria, além de tentar repetir seus rituais.

____________________________________________________________________


A Liga Extraordinária (The League of Extraordinary Gentleman)

EUA, 2003
Diretor: Stephen Norrington

Genero: Aventura

Sinopse:

Os maiores aventureiros da história unidos na mais fantástica aventura.O renomado aventureiro Allan Quatermain (Sean Connery) lidera uma liga de figuras lendárias contra o terror tecnológico que vem sendo imposto por um maníaco conhecido como O Fantasma. Esta liga conta com o explorador oceânico e inventor Capitão Nemo (Naseeruddin Shah), a vampira Mina Harker (Petra Wilson), um homem invisível chamado Rodney Skinner (Tony Currant), um agente do serviço secreto americano Tom Sawyer (Shane West), o imortal e invencível Dorin Gray (Stuart Townsend), e o perigoso Dr. Jekyll / Mr. Hyde (Jason Flamyng) com sua dupla personalidade.
Richard Roxburgh (de Moulin Rouge) interpetra M, o enigmático responsável pelo recrutamento da Liga. Juntos eles terão que superar suas diferenças e unir suas forças para destruir os planos fantasmagóticos de seu oponente que quer acabar com o planeta.
Maçonaria:

Com várias referências a Maçonaria e a outras entidades universais

3 comentários:

  1. O filme B.13 tb tem umas mensagem da Maçonaria. No primeiro e no segundo, é aquele filme frances q tem muitas cenas d le parkour. O primeiro o personagem principal fala. "Eu acredito na liberdade, igualdade e fraternidade." No segundo já é o presidente da França q cita o mesmo lema tb.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal;
    Também cito como referência a veste do personagem NEO em MATRIX RELOADED, ele usa um Balandrau - veste parecida com a de padre,usada em sessões econômicas. O filme CONSTANTINE e HOMENS DE PRETO, usam o típico terno preto e gravata preta, com camisa branca.

    T.:F.:A.:

    ResponderExcluir

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!