quinta-feira, 11 de junho de 2009

DEUS E A MAÇONARIA

Não se pode atingir o conhecimento de Deus de forma alguma, nem pela razão e nem pela fé. Mas se alguém tiver necessidade de ter em sua vida uma religião e um Deus para guiá-lo, não procure pela razão que não o achará e nem o justificará, mas aceite-o apenas pela fé.

Faça como no amor de um homem por uma mulher, ou vice-versa: abandone-se simplesmente a ato de amar sem procurar saber se o objeto do seu amor é a pessoa certa; ame apenas. No mesmo instante em que acionar a razão para analisar a pessoa do seu amor, já não haverá mais amor. Da mesma forma, se você se puser a analisar se o seu Deus é verdadeiro ou não, sua fé já se foi ao vento.

A fé sincera é um lago tranqüilo e agradável, mas sem abandoná-lo nunca se chegará ao mar agitado que é o livre pensamento, aquele mar onde os aventureiros da liberdade buscam o seu próprio destino. É mil vezes mais prazeroso buscar livremente sua verdade do que receber de mão beijada uma verdade de quem também não buscou.

Como os aventureiros do mar que descobriram novas terras e alargaram a visão do mundo, assim são os livres-pensadores, os aventureiros do saber, que ampliaram, século após século, os horizontes do conhecimento. Pararam apenas diante do último limite, o Big Bang, por enquanto.

A grandeza da Maçonaria está na sua capacidade de reunir, sob o signo da fraternidade, navegadores do lago tranqüilo da fé e aventureiros do mar agitado do livre-pensamento, para vê-los todos irmanados dizendo como o Salmista: "Vejam como é bom, como é agradável os irmãos viverem unidos. É como o óleo fino sobre a cabeça, descendo pela barba, a barba de Aarão, descendo sobre a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermon descendo sobre os montes de Sião, porque ali manda Javé a sua benção e a vida para sempre".

Fonte: Irm Ambrósio Peters - Samauma Portal Maçônico

Um comentário:

  1. Achei legal este blog, gostaria de copiar o texto que tras por titulo Deus e a Maçonaria, preservando a fonte e autoria, para publica no blog de apoio ao judiciario em suas ações, buscar no google. com. Se eu tiver autorização publicarei, caso contrario não publicarei. Abraços.

    ResponderExcluir

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!