sábado, 18 de julho de 2009

POR QUE HÁ VÁRIAS OBEDIÊNCIAS?


Há várias obediências devido à natureza humana.
Não devemos esquecer que, embora a Ordem seja portadora de uma mensagem de AMOR UNIVERSAL, ela é composta por simples mortais: seres humanos falhos, limitados, que ainda não assimilaram ao nível do coração, as grandes virtudes ou os grandes princípios universais. Não restam duvidas que o ideal fosse que houvesse apenas uma Potência no Brasil ou no mundo. Mas...
O Grande Oriente do Brasil foi a primeira Obediência do Brasil, da qual fizeram parte os grandes vultos nacionais que a escreveram nas páginas de ouro da História do País.
Em 1927 desentendimentos inerentes à humana condição provocaram uma dissidência que resultou na criação das Grandes Lojas. Outra dissidência no GOB ocorreu em 1973 e desta formou-se o Grande Oriente Independente.
Hoje em dia, mentes abertas buscam o entendimento. Acordos de cavalheiros como temos visto, podem ser o primeiro passo em direção à união das forças.
É preciso que se entenda que essa divisão existente na maçonaria é, em última análise, APENAS DE ORDEM ADMINISTRATIVA, pois os ritos são os mesmos para as três Obediências. Por isso, os ideais supremos da Maçonaria e seu programa de ação continuam inalterados.
Fraternalmente
Ruy Luiz Ramires
Fonte: Samaúma - Portal Maçônico

Um comentário:

  1. Caros Senhores.
    Há meu ver.
    Existem varias "Potências" porque isto é um direito democrático assegurado pela Constituição do nosso País, elas surgem por diversas razões, a principio são consequênçia de desentendimento, motivado pelo descalabro que ocorre dentro de algumas "Potências tradicionais", que não respeitam as próprias constituições.
    kim

    ResponderExcluir

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!