domingo, 20 de novembro de 2011

Maçonaria promove Projeto Social para Jovens Carentes.

Os maçons da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul – GLMERGS promoveram a 2° edição do Projeto Juventude Assistida.

O evento (coordenado pela Fundação Maçônica Educacional e executado pela Loja Obreiros da Pedra n° 118) ocorreu nos dia 19 e 20 de novembro na Estrada João Antônio da Silveira, na zona sul de Porto Alegre, região Restinga que abriga 27 vilas e um montante de 50 mil pessoas.

Participaram, dessa edição, as entidades: Brigada Militar, Fundação Leonística de Assistência Social, Governo do Estado do RS, Prefeitura Municipal de Porto Alegre (através da FASC), Imama, Hospital Moinhos de Vento, Consórcio STS, as escolas públicas Larri Passos, Pessoa de Brum, José do Patrocínio e Ildo Meneguetti, Maçonaria Unida do Rio grande do Sul (composta pela GLMERGS, Grande Oriente do Brasil – RS e Grande Oriente do Rio Grande do Sul), SESC/Fecomércio, ONG Icaso, Brigada Militar, Ministério Público do RS, Cruz Vermelha RS e o Conselho Tutelar. Ao todo foram quase 100 voluntários.

O envolvimento da maçonaria é fundamental para que as nossas crianças tenham mais informações sobre prevenção das drogas, comentou Professora Carla Regina da escola José Larri Ribeiro Alves.

Serviços de consulta médica, exames, doação de óculos de grau, kits de higiene bucal, palestras, apresentações teatrais e informações sobre prevenção de doenças como as sexualmente transmissíveis e as da mama, movimentaram as 3000 pessoas que passaram pelo evento. Além dessas ações, competições culturais como redação sobre os temas apresentados nas palestras e competições esportivas, também aconteceram.

Para o Coordenador da ação na Restinga, Gilberto Dihel o objetivo de atingir 2000 crianças foi atingido uma vez que 1400 conseguimos nas palestras que antecederam essa ação e o restante no dia de hoje (sábado 19).

Estamos promovendo a educação, qualificação e afastando nossos jovens das drogas, isso é praticar a Maçonaria, comentou o Presidente da Fundação Maçônica Educacional, Nivaldo Brum.

Ouça a entrevista do Coordenador do projeto Juventude Assistida – etapa Restinga – Gilberto Dihel no link http://bit.ly/sMMcwi

Ouça a entrevista da Professora Carla Regina – escola José Larri Ribeiro Alves - no link http://bit.ly/spWski

Assista ao vídeo de abertura do Projeto (dia 19) http://www.youtube.com/watch?v=Q5ViilVwvdg

O projeto

O slogan Droga nunca, educação e profissionalização sempre foi criado em 2010, etapa Gravataí, e desde então orienta as ações dos voluntários envolvidos no Projeto Juventude Assistida - PJA.

As principais atividades desenvolvidas no PJA são: programas de prevenção às drogas, palestras de socialização, concurso de redação, campeonato de futebol juvenil, apresentações de peças de teatro envolvendo o tema, programa de assistência continuada e rua da solidariedade e cidadania.

A edição de 2010

O projeto começou com a instituição paramaçônica Mala de Garupa (órgão ligado à GLMERGS). Ao longo de 2010 mais de 50 000 crianças e jovens foram beneficiados com as ações realizadas em várias cidades do estado. Ações como teatro, dança, palestras, escoteirismo, eventos culturais, show e concurso de redação, marcaram o início em Gravataí.

O diretor-presidente da Fundarc, Amon da Costa, reforçou a importância de iniciativas de combate ao uso de tóxicos na população jovem. A Prefeitura seguirá apoiando de forma contundente as iniciativas da sociedade civil contra as drogas, disse.

O Juventude Assistida contou, também, com uma praça de alimentação e arrecadação de alimentos e agasalhos. A primeira edição teve shows das bandas: Banda Belepoke, Pedro Ernesto e Grupo Show dos Esportes e Elton Saldanha. A estrutura montada contou com palco para shows, praça de alimentação e estandes de diversas entidades como Senac, Sesi, Fundarc, Câmara de Vereadores, Acigra, OAB, Conselho Tutelar e Fiergs-Senai, ofereceu serviços de corte de cabelo, manicure, assessoria jurídica e diversos. No Acampamento do Grupo de Escoteiros Murialdo, também instalado no Parcão, foi recolhidas doações de roupas para contribuir com as comunidades carentes. No estande da Acigra, juntamente com o AGIR e a Parceiros Voluntários, a Onda Socioambiental marcou presença no evento.

Para a ex-prefeita de Gravataí, Rita Sanco, esse foi um tema permanente de debate em nosso Governo, e por isso lançamos a campanha institucional com a proposta de buscar caminhos, em conjunto com a população, para tratar e enfrentar o grave problema das drogas, afirmou.

A sequencia

O Projeto Juventude Assistida objetiva realizar ações anualmente em comunidade menos favorecidas. Além disso, ha a continuidade através do Programa de Assistência Continuada que objetiva: bem estar físico e mental, prevenção às drogas, educação continuada e profissionalização. Esse programa terá seleção, agora em 2011, e começará em 2012. As principais atividades executadas serão: socioeducativas, inclusão social através de atividades em grupos de serviços ou artes (dança, teatro, música, escoteiros, bandeirantes, futebol...

Previsão de jovens assistidos: 2012 (10 anos – 15 jovens), 2013 (10 e 11 anos 15 jovens), 2014 (10, 11 e 12 anos – 15 jovens cada), 2015 (10, 11, 12 e13 anos – 15 jovens cada), 2016 (10, 11, 12, 13 e 14 anos – 15 jovens cada), 2017 (10, 11, 12, 13, 14 e 15 anos – 15 jovens cada), 2018 (10, 11, 12, 13, 14 e 15 anos – 15 jovens cada)...

Mais informações e detalhes com as fontes:

Gilberto Dihel – Coordenador do Projeto na Restinga. Fone 51 – 9982.9385

Nivaldo Brum – Presidente da Fundação Maçônica Educacional. Fone 51 – 8170.8960

0 comentários:

Postar um comentário

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!