quinta-feira, 26 de junho de 2008

MAÇONARIA NA ALEMANHA NAZISTA


Os arquivos preservados do Reichs sicherheits hauptamt (Principal escritório de Segurança do Reich) revelam a perseguição aos maçons. Enquanto o número não é exatamente conhecido, estima-se que entre 80.000 e 200.000 maçons foram exterminados sob o regime nazista.


Em 1926, a pequena flor azul, conhecida em vários idiomas como Não-Te-Esqueças-De-Mim(conhecida com o nome científico de Myosótis) foi inicialmente usada pela Grande Loja Zur Sonne como um emblema maçônico na convenção anual em Bremen, Alemanha. Então em 1934, os nazistas apresentaram o Winterhilfswerk, um a suposta organização beneficente, que na verdade coletava dinheiro para rearmamento. Os contribuintes recebiam uma insígnia que mudava toda primavera. Em março de 1938 a Não-Te-Esqueças-De-Mim---Feita pela mesma fábrica como insígnia maçônica---foi escolhida, possibilitando os maçons a usá-la como um símbolo secreto da irmandade.


Depois da segunda guerra mundial, a flor Não-Te-Esqueças-De-Mim foi usada como um emblema maçônico na primeira Convenção Anual em 1948 das Grandes Lojas Maçônicas Antigas e Aceitas da Alemanha. A insígnia é agora usada na lapela do paletó pelos maçons ao redor do mundo para lembrar todos aqueles que tem sofrido em nome da maçonaria, e específicamente, aqueles durante a era nazista.


Fonte: Blog do Poeta e Escritor Odmar Braga M.·.I.·. Venerável Mestre da A:.R:.L:.S:. Luz da Acácia 3844,do Rito Escocês Antigo e Aceito,Oriente do Recife/Pe.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, muito interessante.

    TFA,

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz ao ver uma matéria sobre a Maçonaria na Alemanha Nazista.
    Soube, através de pouca leitura disponível que logo no início da ascenção de Hitler, a Maçonaria foi perseguida.
    Gostaria de saber, e nunca li nada profundo sobre o assunto, qual foi a postura e a participação da Maçonaria enquanto Hitler galgava, paulatinamente, o poder?
    A Maçonaria o apoiou? Ou não?:
    Se apoiou, foi traída, com certeza.
    Nós sabemos da vertente nacionalista da Maçonaria. Será que ela, a Maçonaria, não foi "usada" por Hitler?
    Se algum Irmão quiser se pronunciar, agradeço.

    ResponderExcluir
  3. PREZADOS LEITORES...
    SÓ A TITULO DE CURIOSIDADE, O PROPRIO HITLER EM SEU LIVRO MEIN KAMPF (MINHA LUTA), CITA SER CONTRARIO AOS JUDEUS E AOS MAÇONS, COLOCANDO-OS EM IGUALDADE DE CULPA PELA ALEMANHA ESTAR NA SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAVA NA ÉPOCA... CLRO QUE ESQUECEU DE FALAR DO TRATADO DE VERSALHES... ESPERO TER AJUDADO A AUMENTAR A DISCUSSÃO SOBRE O FATO CITADO...
    TFA

    ResponderExcluir
  4. Em um dos comentários acima citou-se o livro que Hitler escreveu cujo título é "Minha Luta". Neste livro cita-se outro livro intitulado "Os Protocolos dos sábios de Sião". Alguns defendem que este último é um romance, outros que foi um plano forjado pelo Czar russo. O que intriga é que os dois falam sobre o domínio de um grupo superior e a submissão de outro inferior, isto é, totalitarismo. Teria Hitler se inspirado no primeiro para fazer uma revolução?
    Quem já teve a oportunidade de ler os Protocólos percebe como ele é atual.
    Irmãos, vigiai.

    ResponderExcluir
  5. Es gibt viele Rithos in Deutschland aber leider keine mit Brüder und Schwester , das heisst: Keine Gemischte Loge . Es wäre wunderbar wenn die Söhne von Osiris und die Tochter von Isis zusammen arbeiten können.
    Aber ich habe Glaube dass ein Tag , früh oder spät , sei möglich !!!!

    ResponderExcluir

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!