sábado, 9 de agosto de 2008

CATOLICISMO

Catolicismo – Empregado para indicar as Igrejas cristãs, que tendem a universalizar-se, é, sobretudo, atribuído à Igreja Católica Apostólica Romana. Católica ou universal, para assinalar que está espalhada por toda a terra e que ela faz profissão de crer e de ensinar em toda a parte a mesma doutrina. Apostólica, por ser a herdeira dos apóstolos. Romana, porque o seu chefe visível, o papa, reside em Roma. Dá-se-lhe o nome de Igreja do Ocidente, para distingüi-la da Igreja grega ou do Oriente, e Igreja latina, porque reteve no ofício divino o uso da língua latina.
O catolicismo é o conjunto dos dogmas, das instituições e das práticas que distinguem a Igreja romana das outras comunidades cristãs.
O Almanaque ABRIL levanta dados sobre os principais grupos religiosos no Brasil, onde declara o declínio do catolicismo e o avanço dos evangélicos e dos sem-religião pelas mudanças mais importantes nas últimas décadas. Revela, no entanto, que as mudanças não alteram o perfil religioso do país. O Brasil continua sendo a mais populosa nação católica do planeta, com 124,9 milhões de fiéis – 73,8% da população.
Apesar do crescimento dos evangélicos, impulsionado principalmente pelas igrejas pentecostais e neopentecostais, estudiosos prevêem que o futuro do país não será protestante, e sim cada vez mais diversificado. Além dos evangélicos, cresce o número de pessoas que afirmam não seguir nenhuma religião. Declaram-se ateus (que não acreditam em Deus) ou agnósticos (que não professam nenhuma religião). Cerca de 6,3 milhões estão divididos entre espíritas, praticantes de cultos afro-brasileiros, judeus e seguidores de doutrinas orientais e outras religiões.
Estudiosos apontam várias razões para a perda de espaço do catolicismo. As principais são a liberdade e escolha e o aumento da diversidade de religiões. Quando isso se dá, qualquer religião majoritária corre o risco de perder adeptos. Outro motivo para alterações no panorama religioso do país é a postura muito determinada dos evangélicos em conquistar novos fiéis. Além disso, há o fato de muitos católicos se mostrarem descontentes com a estrutura altamente hierarquizada da Igreja, com vários intermediários entre o homem e Deus. O movimento da Renovação Carismática Católica, que tem no Padre Marcelo Rossi seu expoente mais conhecido, é uma tentativa de a Igreja Católica se reaproximar de seus seguidores.
Outra característica da população brasileira é o alto índice de cristãos que dizem participar de outra religião. Há também um considerável número (382.489 no censo do ano 2000) de pessoas que não determinaram sua religião. Pessoas que declararam crer em Deus ou têm alguma relação com o sagrado, mas não definem uma doutrina religiosa.
A dupla filiação (pessoas que se declaram adeptas de duas religiões) ajuda a explicar as divergências que existem entre os números de fiéis fornecidos pelas igrejas e instituições religiosas e dos números do IBGE.
Um exemplo de dupla filiação é a que envolvem católicos e espíritas. De acordo com a Federação Espírita do Brasil, o número de adeptos passa de 20 milhões quando são contabilizados os católicos que freqüentam os cultos espíritas e as pessoas que vão esporadicamente aos centros. Em 2000, o IBGE, que não registra mais que uma religião por pessoa, aponta 1,6 mihão de espíritas. Outro motivo da discrepância entre os números de censo e os das instituições religiosas é o fato de muitas igrejas superestimarem os números de seus filiados.
Digo em meu livro “O DESPERTAR PARA A VIDA MAÇÔNICA” – Editora Maçônica “A TROLHA” Ltda.”Meus Irmãos, muitas vezes se tem dito que a Maçonaria não adota e nem impõe qualquer crença religiosa, qualquer sistema filosófico. Sua fé, imutável e universal, é a Fé na Razão e na Consciência do homem.
Quando a razão reconhece uma Verdade como certa, a Maçonaria ensina que essa concepção humana corresponde a uma realidade. Quando a consciência reconhece uma Verdade Moral, a Maçonaria ensina que ela deve merecer a mesma certeza que as verdades de ordem material.
A Maçonaria não é seita religiosa. Não é atéia, é apenas uma sociedade formada por homens inteligentes, cultos, líderes em suas áreas de influência.
Devemos afirmar que a Maçonaria sempre teve suas reuniões secretas e que por suas “Lojas” já passaram os maiores vultos da humanidade, de todas as religiões – exemplo: o Arcebispo Makários, da Igreja Ortodoxa Oriental; o Pastor Protestante Francês Fréderic Desmons; o Fundador da Igreja Evangélica de Jesus e dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), Pastor Joseph Smith; o Arcebispo de Olinda e Recife, Azeredo Coutinho; o extraordinário cientista escocês Alexander Fleming, criador da penicilina, que já curou e salvou a vida de muitos opositores da Maçonaria.

Fonte: Valdemar Sansão – M.’.M.’.

0 comentários:

Postar um comentário

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!