segunda-feira, 12 de julho de 2010

A FAMÍLIA E O FUTURO DA ORDEM MAÇÔNICA

A Ordem Maçônica, apoiada fortemente em seus cânones universais, talvez seja a única instituição no mundo a harmonizar características paradoxais de ser extraterritorial, repleta de tradições históricas, e ser nacional, entranhada na cultura e no fato social que rege o país.

A condição extraterritorial tem atravessado os séculos, com cobertura em centenas de nações, e é guardiã de um vasto, secular e clássico legado de premissas, preceitos, princípios, proposições e procedimentos, tudo ligado aos chamados Antigos Mistérios e ao Conhecimento Gnóstico subjacente.

Já a condição nacional, sem perder de vista a soma legatária de idéias e ideais, tem raízes e mergulha profundamente no civismo, na cultura e no edifício social da nação.

Sem qualquer preocupação acadêmica ou científica, vale ressaltar, com grande possibilidade de acertar, o foco inalienável e indissolúvel que, ao mesmo tempo, harmoniza as características citadas e potencializa a lide maçônica na vida republicana é a FAMÍLIA.

A família, um dos termos mais empregados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, é a célula primordial para a estabilidade do presente e a garantia do futuro minimamente sustentado.

A Maçonaria, guardadas as devidas proporções, é o embrião de uma Fraternidade Universal, componente da Família Universal, cujos membros estão condenados a se entenderem sob pena das consequências serem as mais funestas possível, no futuro do humano na Terra. Até porque somos todos frutos da mesma origem e mesmo destino; daí que a espécie humana tem a necessidade imperativa de compreender-se e tolerar-se.

Nós maçons sentimo-nos irmanados dado que formamos uma grande família universal, vinculados por origens e metas comuns que temos e somos. Irmandade e Fraternidade apontam para o compromisso (e a responsabilidade) com a unidade da Ordem e da Humanidade, afinal, alvo principal da mensagem e do discurso maçônicos.

Ao se tornar maçom, o cidadão pode estar certo de que terá feito uma opção única em sua vida, porque, nas Lojas Maçônicas, estará participando de uma organização que obedece aos princípios de amor a DEUS, à Humanidade, à Pátria e à Família, pregando e propagando a Tolerância, o Respeito e o Amor Fraternal.

Uma fonte inesgotável de recursos humanos em muitas Lojas é a Família Maçônica, i. e., as esposas e os filhos dos Irmãos. Isso se constitui uma via de mão dupla: a Loja necessita da Família Maçônica, no seu todo - cunhadas, sobrinhas e sobrinhos - para ser bem sucedida, e, para tal, oferece um caminho de superação e realizações onde o todo será sempre maior, bem maior do que a simples soma das partes!

A família maçônica, por excelência, representa a tríade formada pelos jovens apjotistas, campo fértil para “malhação” do altruísmo e das regras do chamado “bom viver”; das cunhadas, engajadas que são nas atividades sociais e benemerentes das Fraternidades Femininas; e dos Maçons, no cumprimento juramentado das suas habituais e permanentes obrigações.

A família é para a Maçonaria a célula da humanidade. Quem não tem condições morais para ser um bom chefe de família, não pode ser maçom.

Eis aí, então, a chave-mestra capaz de unir passado e presente rumo ao futuro da Ordem.

Brasília, 1° de julho de 2010.


Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

5 comentários:

  1. Olá, Tio!

    Adorei a matéria e seu blog.

    Pode dar uma olhada no meu site da revista universo maçônico?

    Talvez podemos fazer uma parceria! :)

    abraços tio!

    ResponderExcluir
  2. eu fiz um trabalho sobre maçonaria e achei seu post legal!!!

    dá uma olhada em uma entrevista que está no meu blog: http://www.fktt-scientia.com/

    valeu!!

    ResponderExcluir
  3. Sou uma mulher e conheci im homem que diz ser maçon.Ele tem péssimo caráter, tem vicios, maltrata as pessoas e principalmente as mulheres.
    Como um homem desses pode ser maçon??? será que algum de vcs quer salva-lo???
    Eu li muito sobre maçonaria e sei que um maçon tem que ser um homem digno, tenho certeza que este moço que conheci não é digno de ser maçon.
    Tire minhas dúvidas e investiguem pelo futuro de vcs.
    se quiserem mais informaçõesa eu as darei.
    Grata

    MD

    ResponderExcluir
  4. Olá meu nome é Cintia.
    Sou apenas alguém que gosta de fazer pesquisas.Já a algum tempo minha intuição levou-me a pesquisar sobre crenças,e como as pessoas estão aparentemente cegas pelas doutrinas existentes,entregando suas vidas a padres e pastores que fazem delas o que querem.Estas pesquisas acabaram por me levar a querer saber mais sobre a maçonaria,uma ordem que eu já admirava por sua sabedoria e conhecimento.Grandes homens eram maçons por exemplo Bento Gonçalves,Joaquim Osório Duque Estrada,autor do nosso maravilhoso,porém enigmático Hino Nacional Brasileiro.Digo enigmático, porque nele parece conter mensagens,isso já é especulação de minha parte,não me levem a mal.Bom na verdade o que quero dizer,é que tais homens só fizeram o bem,portanto a maçonaria não é o que de ruim dizem por aí,pois estão atribuindo aos maçons coisas horríveis que vem acontecendo.Gostaria de saber se dentro da Ordem existem homens capazes de cometer tais absurdos,se estão usando a Ordem,já que tratam-se de homens muito poderosos,ou se é apenas especulação de crentes malucos.Não quero saber o segredo da maçonaria,pois creio que tal segredo já existe por mais de dois mil anos,e que este parou nas mão dos Cavaleiros Templários e assim foi até chegar a Maçonaria,creio eu.
    Bom eu não sei absolutamente nada sobre nada,mas minhas pesquisas e principalmente minha intuição,me levam a crer que a maçonaria,seus símbolos,o universo astrológico ou astronômico,e até mesmo as supostas aparições de Nossa Senhora de Fátima,parecem-me conter incríveis mensagens assim como o Hino Nacional Brasileiro.Creio-eu que sejam boas mensagens,principalmente para o povo brasileiro.
    Gostaria de falar mais,mas não sei como e nem com quem.
    obrigada e desculpem-me se eu estiver errada.

    ResponderExcluir
  5. mulheres podem fazer parte da maçonaria?

    ResponderExcluir

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!