quinta-feira, 10 de maio de 2012

Howard Carter – O homem e o Faraó.

 Nascido em 09 de maio de 1874 em Rich Terrace, norte de Londres, Howard Carter foi o arqueólogo que tornou-se famoso pela descoberta da Tumba do Faraó Tutankhamon em Novembro de 1922. No entanto poucas pessoas conhecem os outros trabalhos de Carter e como além de arqueólogo este também era um excelente artista.

O jovem Carter começou a interessar-se pelo Egito Antigo ao conhecer a coleção particular da família Amherst.

Sua oportunidade veio em 1981 quando John Percy curador do Museu Britânico na época necessitava de um artista com conhecimentos em arqueologia para trabalhar junto ao Egypt Exploration Fund. Carter teve então a oportunidade de ouro de estudar os desenhos das tumbas em Beni Hassan. Ele viajou ao Egito e sua função básica era observar e desenhar com maior quantidade possível de detalhes as tumbas que estavam sendo estudadas. Ele era o desenhista e ganhava apenas 50 libras mensais.

O desenho abaixo feito por Carter mostra os trabalhadores da Tumba de Khunhotep em Beni Hassan. Este estilo de desenho era conhecido como “watercolour” ou aquarelas.

De onde veio então a ideia de procurar pelo Faraó Tutankhamon?

Nesta época já havia um famoso egiptólogo escavando no Egito chamado Sir William Matthew Flinders Petrie, renomado e com centenas de livros publicados, todos diziam que era impossível trabalhar com Petrie, ele era muito genioso, porém Carter conseguiu. Pelo destino ou pela própria força de vontade Carter começou a trabalhar com Petrie onde teve acesso a sítios arqueológicos mais interessantes.

Foi participando do grupo de Petrie que Howard Carter foi escavar em Amarna e ficou a par da historia do controverso faraó Akhenaton, pai do faraó Tutankhamon. Petrie e Carter trabalharam juntos em Amarna e fizeram boas descobertas arqueológicos a respeito do faraó Akhenaton. No entanto , quando tudo parecia estar indo muito bem, o pai de Carter falece na Inglaterra fazendo com que ele abandonasse o trabalho por algum tempo e quando este retornou ao Egito partiu para o trabalho de desenhos e escavações em Deir El Bahari na expedição de Newberry.

Carter sabia por seus trabalhos com Petrie, que deveria haver um faraó que não estava listado em lugares comuns, mas que deveria ter vindo logo após o reinado de Akhenaton.

Carter insistiu na ideia de escavar no Vale dos Reis e conseguiu o patrocínio de aristocrata inglês chamado Lorde Carnavon.

Esgotado em com seus recursos acabando Carter implorou a Carnavon que patrocinasse seu projeto apenas uma vez mais, pois ele tinha certeza que encontraria a tumba perdida do Faraó Tutankhamon. E assim aconteceu, em 26 de Novembro de 1922, Howard Carter, Lord Carnavon sua filha e vários operários egípcios foram presenciar a abertura de uma tumba selada há mais de 2.000anos e para o espanto de todos estava praticamente intacta.

A frase que ficou famosa na vida de Carter foi quando Lorde Carnavon juntamente com os outros espreitavam a pequena abertura na Tumba, onde Carter segurava uma lamparina, perguntou: “Você vê algo”? E ele respondeu: “Sim vejo coisas maravilhosas”.

Neste dia homenageamos o nascimento de um homem que perseguiu um sonho e nunca desistiu até encontrar a verdade.

Parabéns Howard Carter.


Olga Maria Dantas
Presidente da Egiptologia Brasileita
http://www.egiptologiabrasileira.com.br/

FONTE: Grande Secretaria de Cultura e Educação Maçônica - Grande Oriente de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação!
- Não publicamos mais criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!